32.7 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Inseto controlador de pragas é visto na natureza pela 1ª vez

2021-11-01 10:03:43

A microvespa Telenomus remus, que é introduzida artificialmente em áreas de cultivos agrícolas para fazer controle biológico de pragas, foi identificada na natureza pela primeira vez. descoberta foi feita em pesquisa conjunta da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

“A identificação aconteceu por meio de análises genéticas e morfológicas, e um estudo filogeográfico (que analisa como se deu a distribuição no espaço dos indivíduos da espécie) confirmou que as vespas coletadas em São Paulo e no Paraná são da mesma linhagem das vespas liberadas para controle biológico na década de 1980. A vespa pode ser usada para combater pragas das culturas de algodão, milho e soja”, informa o Jornal da USP. 

De acordo com Ana Paula Gonçalves da Silva Wengrat, autora da pesquisa, o artigo foi publicado no site Scientific Records, do grupo Nature. “A espécie foi encontrada parasitando ovos de Spodoptera frugiperda, conhecida como lagarta-do-cartucho, na cultura do milho em Piracicaba, e de Spodoptera cosmioides, chamada de lagarta-das-vagens, na cultura da soja em São José dos Pinhais, no Paraná. Este último local está a uma distância aproximada de 350 quilômetros (km) do ponto da liberação realizada no Estado de São Paulo na década de 1980”, comenta ela. 

“A identificação foi confirmada por meio de uma abordagem integrativa, ou seja, com base nas caracterizações morfológicas e do seu DNA, a partir do sequenciamento de um fragmento de gene. Adicionalmente, através de um estudo filogeográfico, nós confirmamos que as microvespas coletadas no campo são oriundas da mesma linhagem genética dos insetos liberados anteriormente para o controle biológico, as quais foram capazes de se estabelecer e se dispersar nas regiões Sul e Sudeste do Brasil”, conclui. 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete