12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prefeitura e Conisul buscam parceria com produtores para recuperar estrada em Amambai

2021-09-18 19:40:00

Vilson Nascimento

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 13 de setembro, na sede do SRA (Sindicato Rural de Amambai) a prefeitura, por meio da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) e o Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul) buscaram parceria e a cooperação por parte dos produtores rurais, para a ampla recuperação de uma importante estrada rural, em Amambai.

O prefeito, Dr. Edinaldo Bandeira (d) e o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Rodrigo Lorenzetti. Trabalho à ser realizado terá longa durabilidade e garantirá boas condições de trafegabilidade e de escoamento da produção na região. 

O objeto é realizar, ao longo do trecho de aproximadamente doze quilômetros da estrada conhecida como “Estada da Nova Esperança”, ligando o posto da Iagro, na Rodovia MS- 289 entre Amambai e Coronel Sapucaia ao Rio Jogui, na divisa com Coronel Sapucaia, o chamado “bota dentro” que é a elevação com posterior abaulamento da pista, bem como a construção de caixas de contenção da água das chuvas e nas propriedades que margeiam a estrada vicinal a implantação de curvas de nível, onde ainda não tiver.

 “Queremos realizar um serviço amplo, que irá garantir estrada de qualidade para a locomoção rural e o escoamento dessa importante região produtora, tanto no campo da pecuária como da produção de grão, bem como na extração de madeira com reflorestamento a base de eucalipto”, disse do prefeito do município, Dr. Edinaldo Bandeira ao ressaltar que para o serviço ter a qualidade desejada é de fundamental importância a colaboração dos produtores, com a abertura de cercas de arame, bem como cedência de cascalho quando necessário, por exemplo.

Segundo a coordenação operacional do Conisul, para maior eficiência do trabalho, além de abrir as cercas nos trechos em obra é importante também que o produtor rural, ao reimplantá-las, observe a área de domínio, respeitando 15 metros para cada lado partindo do eixo, ou seja, da parte central da pista.

Segundo a equipe técnica, adotando o produtor essa iniciativa, vai possibilitar que as caixas de contenção das águas das chuvas, que constantemente tem que passar por manutenção, fique na área de domínio, não sendo necessário o incômodo de ter de remover cercas a cada trabalho de manutenção.

“A proposta é a realização de um serviço de qualidade de longa durabilidade. Nesse primeiro momento poderá gerar certo transtorno, mas os benefícios serão para todos os produtores que tem propriedades ou arrendamentos naquela região”, disse o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Rodrigo Ângelo Lorenzetti ao pedir a colaboração dos produtores da região.

Curvas de nível

A implantação de curva de nível em localidades que ainda não tem, em propriedades que margeiam a estrada beneficiada com o programa, que é desenvolvido pelo Conisul e as prefeituras integrantes do bloco de município em parceria com a Itaipu Binacional é obrigatoriedade e meta que o Consórcio Intermunicipal tem que cumprir.

Em localidades de pecuária não haverá problema, desde que o produtor faça sua parte e colabore, para que o projeto seja concluído na totalidade, mas em relação a áreas de agricultura, a questão levantada pelo SRA é em relação a área destinada a soja, cujo plantio já está se iniciando.

Em relação a esta questão, a proposta apresentada pelo Consócio junto ao Sindicato Rural é que o produtor se comprometa a fazer, por meios próprios, a implantação de curvas de nível em suas propriedades assim que a safra de soja seja retirada.

Além do prefeito presidente do Sindicato Rural, Rodrigo Lorenzetti, do prefeito, Dr. Edinaldo Bandeira e de técnicos do Conisul, participaram da reunião na manhã desta segunda-feira (13) no Sindicato Rural, o presidente da Câmara Municipal de Amambai, vereador Valter Brito da Silva, os vereadores de Amambai, Paulo Sérgio Locutor e Anílson Prego, o secretário de infraestrutura da Prefeitura de Amambai, Carli Schier, o secretário de meio ambiente do município, Luciney Bampi e produtores rurais que tem propriedades na região a ser beneficiada pela ação de recuperação de estrada envolvendo a Prefeitura de Amambai e o consórcio Conisul em parceria com a Itaipu Binacional.

De acordo com a administração municipal, em Amambai, a expectativa é que os trabalhos na Estrada da Nova Esperança sejam iniciadas já na próxima semana.

Nas fotos momentos da reunião desta segunda-feira. (Fotos: Vilson Nascimento)

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete