20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sindicato Rural e Senar já profissionalizaram mais de 400 pessoas desde o início do ano

2021-07-23 06:37:37

O Sindicato Rural de Amambai (SRA), em parceria com o SENAR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), continua comprometido a levar conhecimento aos produtores rurais do município, por meio de cursos gratuitos que têm atendido a necessidade de pessoas que buscam qualificação para exercerem o trabalho no campo e na cidade.

Até a primeira quinzena de julho deste ano, foram certificadas 441 pessoas por meio de 63 cursos profissionalizantes.

Curso de Retroescavadeira Hidráulica realizado no mês de abril desde ano. A Prefeitura de Amambai viabilizou a máquina para realização da parte prática do curso. Foto: Raquel Fernandes

Entre os dias 12 e 14 de julho , o SRA e Senar/MS realizaram o curso de  “Manutenção e Operação de Plantadeiras”. De acordo com os instrutores do SENAR/MS, os produtores rurais têm buscado reduzir os custos de produção e a tecnologia está cada vez mais presente no campo como uma importante aliada. Diante deste cenário, é necessário preparar os trabalhadores para as formas mais modernas de manejo e regulagem de maquinários e os cursos profissionalizantes cumprem esse papel essencial.

Anualmente, são disponibilizados cursos e especializações para diversas áreas, como pecuária, agricultura, informática, culinária, artesanato, economia, entre outros. O objetivo é proporcionar aos participantes, além do conhecimento de práticas e técnicas, uma qualificação para enfrentar o mercado de trabalho ou abrir o seu próprio negócio.

Entre todos os cursos ministrados neste ano, constam, por exemplo, capacitações para “Produção de Salgados e Pães”, “Manutenção Preventiva de Tratores Agrícolas”, “Sistema de Produção de Ovinos de Corte”, “Família, Qualidade de Vida e Controle de Orçamento Familiar”, “Floricultura – Árvores, Arbustos e Coníferas”, “Piscicultura: Implantação e Manejo Básico” e “Manutenção de Arados e Grades Agrícolas”, entre outros.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Rodrigo Ângelo Lorenzetti, mais de mil pessoas recebem a capacitação através dos cursos a cada ano, o que reflete no aumento dos cursos gratuitos ofertados e maior número de vagas disponibilizadas. Porém, devido à pandemia de covid-19, o atendimento foi reduzido visando a saúde de professores e alunos. Junto a isso, máscara e álcool em gel se tornaram prioridade nas salas de aula.

Próximos Cursos

Ainda neste mês serão realizados mais 4 cursos profissionalizantes. No dia 26 terão inícios três cursos: Processamento da Carne de Peixe(Sindicato Rural), Cultivo de Urucum(Aldeia Limão Verde), Manutenção de Colheitadeira de Grãos(Coronel Sapucaia). No dia 29 é a vez do Curso de Instalação de Cerca Elétrica, ainda com local a ser definido.

Para garantir sua inscrição, ou solicitar cursos é só entrar em contato com o mobilizador Olguimar Andrade pelos telefones: 3481-1093 e 999912 5552

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete