10/06/2021 07:07

Aumento incomum dos fretes afetam soja no internacional

No Brasil, os prêmios no mercado de papel de Paranaguá aumentaram para os contratos da safra anterior

Is allowance instantly strangers applauded

Um aumento incomum dos fretes marítimos acabou afetando os preços da soja no mercado internacional, que caíram, de acordo com informações divulgadas pela TF Agroeconômica. Na Argentina, as vendas de soja atingiram 863,6 mil toneladas na primeira semana de junho, alta de 43% na semana e 27% no ano.

“As vendas da nova safra foram registradas em 127.500 toneladas, um aumento de 57% em relação ao ano anterior, de acordo com estimativas da Bolsa de Grãos de Buenos Aires (BAGE) divulgadas na quarta-feira. Na origem, os prêmios de base foram misturados em meio à queda nos futuros da CBOT antes do lançamento do Wasde”, comenta a consultoria. 

No Brasil, os prêmios no mercado de papel de Paranaguá aumentaram para os contratos da safra anterior e caíram ligeiramente para a nova safra, com grãos para carregamento em julho avaliados em menos 8 c/bu sobre o futuro de julho, 7 c/bu mais no dia. “Por outro lado, os contratos com entrega entre setembro e dezembro caíram 5 c/bu no dia em relação ao futuro subjacente”, completa. 

“Na vizinha Argentina, os prêmios de base aumentaram 5 c/bu, se recuperando da pressão de baixa no dia anterior, com os embarques em julho avaliados em menos 60 c/bu sobre os futuros de julho. Nos EUA, os prêmios permaneceram estáveis no dia, com os embarques em julho avaliados em 67 c/bu sobre os futuros de julho. No mercado CFR, a demanda por soja chinesa foi silenciada devido à queda dos preços do óleo de soja de Dalian pelo segundo dia consecutivo. As margens de esmagamento melhoraram, mas permaneceram em território negativo”, conclui a TF. 

 

Fonte: Agrolink