21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

China vai comprar mais e milho deve chegar a R$ 95 em Maio

2021-02-22 06:38:20

No Agricultural Outlook Forum-Forum de Perspectivas da Agricultura, realizado nesta semana nos Estados Unidos, os especialistas do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) fizeram duas afirmações importantes sobre o milho brasileiro, destaca a Consultoria TF Agroeconômica. A primeira constatação é que “a concorrência do Brasil no mercado de soja e milho está crescendo, embora seu efeito nesta safra seja amortecido por um atraso significativo na colheita da soja e no plantio tardio de milho”.

De acordo com Seth Meyer, economista-chefe do USDA, isso significa que a China deverá aumentar as importações de milho do Brasil já a partir desta temporada 2020/21. “O fato de as autoridades reguladoras da China terem recentemente aprovado eventos biotecnológicos em milho utilizados no Brasil, além de aliviar as condições fitossanitárias, é um sinal de que o país asiático começará em breve a importar um maior volume de milho dessa origem”, disse o executivo.

FUNDAMENTOS ALTISTAS

A TF Agroeconômica sustenta que, mesmo com o aumento da disponibilidade nos estados do Sul, os fundamentos de longo prazo ainda indicam viés de alta. A oferta da safra atual ainda está mais baixa, mesmo considerando a entrada da safra de verão nos estados do Sul. Há ainda a previsão de redução de área para esta safra, embora tenha havido aumento de produção devido à ocorrência de chuvas de última hora. Por fim, há um aumento da demanda interna, com o aumento das exportações de frango (36,7%) e de suínos (40%). 

Como fator baixista surge apenas a pressão da safra, mas é uma “pressão passageira, que não deverá durar 30 dias e logo se converterá em nova alta de preços, que podem chegar aos R$ 95,00/saca no final de maio, início de junho, por oferta menor do que a demanda, tanto a nível nacional, quanto internacional”, concluem os analistas.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete