21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Importações de soja não vão diminuir preços

2020-10-21 05:57:22

“As importações de soja irão aumentar o volume disponível, mas não diminuir os preços”, na visão dos analistas da Consultoria TF Agroeconômica. Na última sexta-feira o governo liberou das taxas de importação a soja, até 15 de janeiro de 2021, e o milho (até 31 de março de 2021), para “conter a alta de preços no setor de alimentos”, disse a nota no site do Ministério da Economia.

Para a TF, as principais consequências desta medida serão:

a) descompressão na demanda das indústrias esmagadoras, uma vez que poderão contar com um volume maior para suas operações.

b) mas, somente a partir do final de novembro, porque, se forem fechadas hoje, estas cargas demorarão 45/60 dias para chegar ao Brasil, serem descarregadas nos portos e transportadas até as indústrias, no interior;

c) por enquanto, o objetivo de conter a alta dos preços não se confirmará, porque os preços da soja tanto americana, quanto argentina, não chegarão nas indústrias do interior a menos do que R$ 170, R$ 175/saca, que são superiores aos que elas estão pagando hoje ao produtor brasileiro. E a previsões para Chicago, pelo menos no período das importações, não são de queda, muito ao contrário, com este aumento inesperado por demanda americana, a tendência é de Chicago subir um pouco mais;

d) Como os preços em Chicago costumam seguir certa paralelidade em quase todos os meses, a parte positiva disto para o agricultor brasileiro é que a cotação de maio de 2021 provavelmente também subirá um pouco junto com a de novembro, permitindo que o preço da próxima safra seja também levemente melhor do que está hoje.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete