14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Doença misteriosa ameaça rentabilidade do milho em Amambai e região

2020-07-24 19:16:08

Vilson Nascimento

Uma doença ainda oficialmente desconhecida começa se apresentar como uma ameaça à rentabilidade do milho safrinha nas lavouras de Amambai e região.

A espiga de milho afetada pela doença e o início da necrose, ou apodrecimento do pé da espiga, que corta a chegada de nutrientes para a perfeita formação dos grãos. (Fotos: Vilson Nascimento)

Os primeiros casos no município foram registrados na safra de 2019. Em 2020 a incidência foi maior e inclusive já pode gerar impacto econômico ao produtor.

A doença, que ainda não tem uma definição se é causada por vírus ou bactéria, ataca não a planta como um todo, somente o pé da espiga em formação, causando necrose, impedido assim a chegada dos nutrientes necessários para a formação dos grãos.

Quando atacada mais cedo, a espiga acaba definhando e sofrendo deformações, mas há casos, possivelmente quando é atacada pela doença em estágio mais avançado de formação, que a espiga tem aparência normal, mas os grãos, por conta da falta dos nutrientes na hora da formação, acabam ficando chochos, vindo a causar perdas econômicas para o produtor na hora da comercialização.

Segundo o técnico agropecuário, Sérgio Costa Curta, do escritório de assistência técnica agrícola Agrotec, com sede em Amambai, amostras de material colhido em plantas afetadas pela doença estão em análise no laboratório da Embrapa de Londrina, no Paraná.

Segundo Costa Curta, o diagnóstico preliminar, que não é conclusivo ainda, sugere que o enfezamento seja provocado pela cigarrinha, praga que também tem aumentado nas lavouras da região.

De acordo com Sérgio Costa Curta, os técnicos da Embrapa fizeram o plantio em laboratório de pesquisa das mesmas cultivares que deram maior incidência da doença na região de Amambai e vão realizar o estudo desde a germinação até o período de surgimento da doença na planta para assim definir um diagnostico final, com o objetivo de buscar mecanismos para conter a disseminação.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete