19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Plantas: pesquisa revela controle com poder da luz

2020-06-30 06:45:53

Um estudo da Universidade de Eats Anglia, publicado na revista Nature Methods, revela como a luz colorida pode ser usada para controlar processos biológicos nas plantas, ativando e desativando diferentes genes. Os pesquisadores esperam que suas descobertas possam levar a avanços na maneira como as plantas crescem, florescem e se adaptam ao ambiente, permitindo, finalmente, aumentos no rendimento das culturas. 

“Nossa equipe tem trabalhado em optogenética, usando a luz para controlar com precisão processos biológicos, em plantas. O uso de optogenética em plantas ainda não era possível porque as plantas respondem naturalmente à luz à medida que crescem. Portanto, qualquer interruptor genético controlado por luz estaria constantemente ativo”, disse Ben Miller, um dos responsáveis pelo estudo. 

Eles desenvolveram um sistema especial que supera esse problema e permite controlar diferentes processos celulares em plantas que usam luz. "Agora podemos usar uma luz vermelha para causar a expressão do gene em um momento preciso, enquanto uma luz branca ambiente pode ser usada como um ‘interruptor de força’ para reverter o processo. Isso pode ser repetido várias vezes”, comentou.  

O projeto reúne dois tópicos importantes em biologia: optogenética e biologia sintética. "Podemos usar esse sistema para manipular as respostas fisiológicas nas plantas, por exemplo, suas respostas imunológicas e talvez seu desenvolvimento, crescimento, sinalização hormonal e respostas ao estresse", concluiu o especialista, que é pesquisador da Faculdade de Ciências Biológicas, da Universidade. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete