22.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Sumário da raça Guzerá será lançado em “live” pela internet

2020-06-27 06:24:29

O Sumário 2020 do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite (PNMGuL) será lançado virtualmente. Nesta terça-feira (30), às 19h, a Embrapa Gado de Leite vai apresentar o documento em uma “live” transmitida simultaneamente pela RepiLeite (http://www.repileite.com.br), e pelos canais da instituição no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=wtGMFDxUTeg) e no Facebook (https://www.facebook.com/100905931659134/videos/787333652010527/).

 A apresentação será iniciada pelo Diretor-presidente do Centro Brasileiro de Melhoramento Genético do Guzerá (CBMG²) Carlos Fernando Fontenelle Dumans e pelo Chefe-geral da Embrapa Gado de Leite Paulo do Carmo Martins e seguirá com o pesquisador Frank Ângelo Tomita Bruneli. A decisão pelo lançamento virtual visa evitar aglomerações em tempos de pandemia.

Essa é a 21ª edição do sumário do PNMGuL. Segundo Bruneli, a publicação traz o mérito genético de 754 touros para características de leite e corte, além das 529 matrizes Guzerá com maior mérito genético para produção de leite em 305 dias de lactação. “Para este ano, contamos com cerca de 18 mil dados de produção de leite de mais de 11 mil vacas puras e mestiças que passaram por controle leiteiro oficial, a partir de uma base de dados de 28 mil animais”, diz o pesquisador.

A realização do presente trabalho é fruto da parceria de sucesso entre a Embrapa Gado de Leite e o CBMG². Participam também renomadas instituições nacionais e estaduais de ensino e pesquisa, de empresas públicas e privadas voltadas ao Agro e de diversas fazendas leiteiras colaboradoras do teste de progênie.

O PNMGuL está em execução há 26 anos. “Desde 2000, o sumário é publicado anualmente e é uma importante ferramenta para o contínuo melhoramento deste recurso genético animal nos trópicos” afirma Bruneli. A raça Guzerá se destaca por sua dupla aptidão, atraindo cada vez mais produtores que se interessam por utilizar tanto animais puros da raça quanto seus cruzamentos, com o objetivo de aumentar a lucratividade nos sistemas de produção de leite, de carne e de duplo propósito.

O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, diz que o Guzerá produzido no Brasil “vem atraindo inclusive os olhares da pátria-mãe da raça, a Índia”. As instituições daquele país têm buscado no Brasil parcerias e material genético para melhorar o Guzerá indiano. “A raça milenar chegou ao Brasil no século XIX, graças ao engajamento e à resiliência dos criadores, técnicos e pesquisadores que apostaram em seu melhoramento genético”, conclui Martins.

A partir do lançamento, o sumário poderá ser acessado por criadores e aficionados pela raça através dos sites:

https://www.embrapa.br/en/gado-de-leite/guzera-2020

https://www.cbmgguzera.com.br/sumariospnmgul/sumarios.html

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete