24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Abelhas sem pólen aceleram floração mordendo folhas

2020-06-23 06:33:59

Estima-se que existam três espécies de abelhas que usam suas peças bucais para fazer pequenos cortes na folhagem das plantas, de acordo com o que foi publicado na revista Science. As mordidas de folhas se tornam mais comuns se houver escassez de pólen, de acordo com o ecologista químico e também entomologista da ETH Zurich, Mark Mescher. 

Experimentos indicam que as plantas de tomate e mostarda picadas pelas abelhas de Bombus terrestris floresceram antes das plantas não mordidas por dias ou até semanas. Para as abelhas, acredita-se, acelerar os tempos de floração pode ser um salva-vidas. No início da primavera, ao tentar encontrar colônias, as abelhas dependem do pólen das flores como fonte de proteína para criar seus filhotes, indicam. 

Nesse cenário, Foteini Paschalidou, ecologista do Instituto Nacional Francês de Pesquisa Agrícola em Versalhes-Grignon, foi a primeira da equipe a perceber o comportamento. Ela estava trabalhando em outro projeto com as mesmas abelhas B. terrestris enjauladas. 

Testando a ligação entre falta de pólen e picadas de folhas, os pesquisadores testaram em abelhas enjauladas.” Depois de três dias sem pólen, as abelhas apanhadas com plantas não floridas eram mais propensas a abrir buracos na folhagem do que um grupo de abelhas zumbindo através de flores abundantes”, completa. Quando os pesquisadores trocaram as situações das abelhas, os insetos agora presos sem flores começaram a roer as folhas. 

Os testes realizados no telhado do laboratório com abelhas que vieram procurar flores em plantadores de telhados e em outros lugares também encontraram uma ligação entre a escassez de pólen e o aumento da picada das folhas, relataram os pesquisadores. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete