26.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Janete destaca ordem de serviço para pontes em Amambai e relembra busca em Brasília, pela celeridade da liberação dos recursos

2020-05-25 17:18:14

Vilson Nascimento

Ao participar do ato de assinatura da ordem de serviço, na quarta-feira, dia 20 de maio, a vice-presidente da Câmara Municipal local, vereadora Janete Córdoba, destacou a importância das pontes de concreto sobre os rios Moroti e Carajás, na região das fazendas Alexandria e Bonanza, tanto para garantir melhores condição de mobilidade para quem reside e tem propriedades rurais naquela região do município, como para alavancar a produção agropecuária, oferecendo condições para escoamento da produção, contribuindo assim para o crescimento econômico do município e o fomento à geração de empregos, em Amambai.

A vereadora Janete Córdoba com o prefeito Dr. Bandeira e durante o ato de assinatura para a construção da ponte sobre o Rio Moroti na semana passada em Amambai. (Fotos: Assessoria)

Janete Córdoba, que é a líder do PSDB na Câmara Municipal, destacou que as duas pontes, que juntas vão custar cerca de R$ 1,4 milhão, são conquistas diretas do prefeito do município, Dr. Edinaldo Bandeira (PSDB) e da Coordenadoria da Defesa Civil em Amambai, que tem a frente o subtenente do Corpo de Bombeiros, Wilson Vicente Ferreira, mas ela e a deputada Rose Modesto também deram suas contribuições para a celeridade na libração dos recursos em Brasília.

Segundo a vereadora, durante temporais em 2018, a ponte de madeira sobre o Carajás foi destruída e a sobre o Moroti, também de madeira também teve a estrutura já desgastada pela ação do tempo bastante abalada.

Com respaldo político e estrutural oferecido pelo prefeito, Dr. Bandeira e o detalhado trabalho técnico realizado pelo coordenador da Defesa Civil local, Wilson Vicente e a equipe, o projeto para a constrição das duas pontes foi aprovado pelo Governo Federal através do Ministério da Integração Regional e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Participação de Janete e Rose Modesto

Apesar de estar sem por cento concluído conforme as normas, com a troca da presidência da República, em janeiro de 2019, a liberação dos recursos para as pontes ficaram travados.

A vereadora Janete Córdoba durante audiência junto a Defesa Civil Nacional em Brasília, em novembro do ano passada, onde cobrou celeridade na liberação dos recursos para a construção das pontes em Amambai.

Em viagem de trabalho à Brasília, em novembro do ano passado, com respaldo da deputada federal Rose Modesto, Janete Córdoba conseguiu uma audiência junto a Coordenadoria Nacional da Defesa Civil com o objetivo cobrar a liberação dos recursos.

De acordo com Janete, na ocasião ela foi informada que apesar de o projeto estar tudo em ordem, não havia previsão da liberação dos recursos para Amambai.

Janete Córdoba (d) com a deputada federal Rose Modesto, parceira de Amambai na Câmara Federal em Brasília. 

Diante de sua cobrança e da cobrança por parte da depurada Rose Modesto, o governo federal deu celeridade, liberou o recurso e em janeiro desse ano, a Prefeitura de Amambai abriu o processo licitatório para a execução das obras.

“Quero aqui parabenizar, mais uma vez, o prefeito Dr. Bandeira e o coordenador da Defesa Civil, o subtenente Wilson, pelo trabalho realizado, que possibilitou a conquista, diretamente junto ao governo federal dessas importantes obras para Amambai e renovar o agradecimento a deputada Rose Modesto pelo apoio para garantir a aceleração da liberação desses recursos. Se não fosse nossa audiência junto a Defesa Civil em novembro em Brasília para cobrar a urgência na libertação, possivelmente ainda estaríamos aguardando pela destinação desse tão importante recurso para nosso município”, disse Janete.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete