21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Sindicado Rural e segmentos formam Conselho para monitorar estradas rurais do Estado e do município em Amambai

2020-05-01 10:43:52

Vilson Nascimento

O Sindicato Rural (SRA) em conjunto com vários outros segmentos, entre eles a prefeitura, Câmara de Vereadores, cooperativas agrícolas e entidades ligadas ao agronegócio, além de representações de assentamentos, loteamentos rurais e da comunidade indígena, criaram um “Conselho Municipal” para monitorar as estradas sob responsabilidades do Estado e da prefeitura, em Amambai.

O objetivo, segundo os integrantes do Conselho é auxiliar a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimento), órgão do Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Obras Públicas da Prefeitura de Amambai, no monitoramento das rodovias estaduais e estradas municipais, identificado pontos considerados críticos e cobrar a manutenção.

Membros durante reunião nessa quinta-feira, 30 de abril, em Amambai. Objetivo do Conselho é levantar demandas e cobrar manutenção no que tange as estradas rurais que cortam o município de Amambai. (Fotos: Vilson Nascimento)

Segundo o Conselho, a medida visa garantir boas condições de mobilidade no campo, tanto para a locomoção cotidiana como para o deslocamento de insumos e o escoamento da produção agropecuária.

Um dos trechos de estrada apontada pelo Conselho como essencial estar permanentemente em boas condições de trafegabilidade é a MS-289, que liga a MS-156 (Amambai a Tacuru) a BR-163, em Jutí.

São cerca de 80 quilômetros não pavimentados entre a MS-156 até a MS-180, na região do Bolichão, que cortam a mais extensa área de produção agropecuária de Amambai, região que também está em plena expansão a produção de grãos.

Ao longo da rodovia também estão situados três assentamento rurais, Guanabara, Sebastião Rosa da Paz e Magno Oliveira, um loteamento rural, o Loteamento Querência e uma comunidade indígena, a aldeia Jaguary.

Nessa quinta-feira, 30 de abril, membros do Conselho se reuniram na sede do Sindicato Rural de Amambai para discutir demandas.

O trecho não pavimentado da MS-289 entre Amambai e Jutí é um dos que o novo Conselho defende manutenção para manter em boas condições de trafegabilidade permanentemente. 

Além do presidente do SRA, Rodrigo Ângelo Lorenzetti, participaram da reunião o presidente da Coopersa (Cooperativa Agroindustrial Amambai), Erny da Silva Agostini, o presidente da Câmara Municipal de Amambai, vereador Robertino Dias, Fábio Pereira do Nascimento, representando a C. Vale, Angelino Gonçalves Benites, representando a comunidade indígena Jaguary e Lauri, representando o loteamento de pequenos produtores Querência.

De acordo com o Conselho, uma comissão será formada e buscará audiências com o presidente da ALEMS (Assembleia Legislativa e de Mato Grosso do Sul), deputado estadual Paulo Corrêa a com o vice-governador e secretário de Estado de Obras e Infraestrutura, em Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith, para apresentar e pedir apoio em relação a demandas no que tange as estradas rurais sob responsabilidade do Estado, em Amambai.

O agronegócio é a principal fonte econômica do município e o setor que mais gera empregos diretos e indiretos em Amambai.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete