30.2 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Brasil produz 75 mil toneladas de pimentas por ano

2020-02-03 10:01:26

Segundo a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, não existe uma estimativa exata da produção da pimenta no país, mas acredita-se que são aproximadamente 5 mil hectares de área cultivada por ano, gerando uma produção de 75 mil toneladas da especiaria. 

Só a Sabor das Índias, empresa brasileira especializada em produtos à base de pimenta, situada em Vinhedo, no estado de São Paulo, processou um total de 109 toneladas no ano de 2019, contabilizando um aumento 34% em relação a 2018.

A Embrapa informa que ainda não é possível ter uma estimativa exata da produção de pimenta no Brasil, porque em grande parte, é cultivada por pequenos agricultores de diversas regiões brasileiras.

A Sabor das Índias, por exemplo, reforça a ideia de praticar a responsabilidade socioambiental, trabalhando diretamente com produção familiar, viabilizando negócios com 21 famílias em Minas Gerais e utilizando matéria-prima da Amazônia em suas criações, como o Murupi, por exemplo, também adquirido diretamente dos produtores ribeirinhos instalados na região dos rios Negro e Solimões. 

As informações da Embrapa ainda apontam um consumo crescente e isso tem aumentado a demanda pelo produto, tornando esse segmento do agronegócio um dos mais importantes do país, sendo que parte da produção é voltada também para a exportação em diferentes formatos, dado também validado pela empresa de Vinhedo. A Sabor das Índias fechou o ano passado com um aumento de 20% em suas vendas para o mercado exterior, chegando a países como Angola, Canadá, China, Dubai, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Paraguai, Portugal e Suíça.

Sabor das Índias – empresa familiar fundada há 25 anos na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo. Hoje, a marca comandada pelos irmãos Diogo Moreira de Aquino e Gustavo Moreira de Aquino, exporta diversos itens derivados da pimenta para Angola, Canadá, China, Dubai, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Paraguai, Portugal e Suíça. Todos os produtos são veganos, livres de conservantes e corantes, além de serem preparados com azeite de oliva.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete