20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Preços da carne caem em janeiro

2020-01-31 06:58:25

A redução na demanda doméstica acabou derrubando os preços das carnes bovina, suína e de frango no mercado brasileiros, segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com o portal especializado da CarneTec Brasil, a redução no consumo doméstico de carnes no mês de janeiro é um movimento comum no Brasil, devido aos gastos extras da população nesta época do ano. 

Nesse contexto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também informou na semana passada que a queda nos preços da carne bovina estava sendo influenciada pela redução nos volumes de exportações para a China no mês. Além disso, os frigoríficos de carne bovina reduziram o ritmo de aquisição de novos lotes de arroba bovina neste início de ano, impactando na redução do preço da arroba do boi gordo. 

“Além disso, de acordo com pesquisas do Cepea, o mercado tenta buscar um equilíbrio após as intensas elevações verificadas no encerramento de 2019”, escreveram analistas do Cepea em nota divulgada na quinta-feira (30). 

A média do indicador Cepea/B3 do boi gordo fechou em “R$ 193,25 na quarta-feira (29), queda de 8,82% em relação à de dezembro de 2019, mas 26,9?ima da verificada em janeiro. No caso da carne suína in natura, o ritmo dos embarques para o exterior também está desacelerado em janeiro, com queda de 13,9% no volume exportado nos primeiros 17 dias úteis do ano, segundo dados parciais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia”, completa a CarneTec Brasil. 

Com a redução na demanda, o preço da carcaça suína se aproximou do valor do frango inteiro, ganhando competitividade. O preço da carcaça suína especial na Grande São Paulo caiu 20,36% no mês até quarta-feira, a R$ 7,94/kg, segundo o Cepea. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete