14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Janete destaca abertura de licitação para pontes de concreto, em Amambai

2020-01-30 17:25:46

Vilson Nascimento

A vereadora Janete Córdoba (PSDB) comemorou nesse mês de janeiro, a abertura de licitação para a construção de duas pontes de concreto armado em regiões consideradas de grande produção agropecuária, em Amambai.

As pontes de madeira sobre o Rio Moroty, na região da Fazenda Alexandria e sobre o Rio Carajás, também conhecido como “Taipá”, na região da Fazenda Bonanza, foram danificadas durante temporais ocorridos em 2018 e agora serão reconstruídas em concreto, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Amambai, através do setor de engenharia e da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil e o Governo Federal através do Ministério da Integração Regional e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A ponte sobre o Rio Moroty, na região da Fazenda Alexandria e abaixo a ponte sobre o Rio Carajás, região da Fazenda Bonanza. Ambas serão reconstruídas em concreto. (Fotos: DC)

De acordo com a vereadora, após as intempéries, em 2018, por determinação do prefeito, Dr. Edinaldo Bandeira (PSDB), a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, em Amambai, que tem a frente da coordenação o subtenente do Corpo de Bombeiros, Wilson Vicente Ferreira, com respaldo da equipe técnica da prefeitura, realizou todos os levantamentos, elaborou, dentro de um plano de emergência municipal, todo o projeto técnico e encaminhou para a Defesa Civil Nacional.

Segundo a vereadora, mesmo com o trabalho técnico em excelência realizado pela Defesa Civil em Amambai e a equipe técnica da prefeitura local, o projeto estava “empacado” em Brasília e o recurso para a construção das pontes não era liberado.

Cobrada por produtores rurais e moradores daquela região do município, Janete Córdoba , em contato com o Executivo Municipal, foi informada que o projeto para a construção das pontes estava em trâmite, mas Brasília não liberava os recursos.

“Como eu estava com agendas de trabalho marcadas para o mês de novembro, em Brasília, entrei em contato com o prefeito, Dr. Bandeira e, com o objetivo de ajudar a administração na luta pela liberação desse recurso tão importante para o nosso município, me propus a ajudar na cobrança e graças a Deus deu resultado”, destacou Janete.

A vereadora Janete com o coordenador da Defesa Civil, em Amambai, Wilson Vicente Ferreira. O eficiente trabalho realizado pela equipe técnica da DC e da prefeitura local foi fundamental para que o projeto para a construção das pontes fosse aprovado em Brasília, destaca a vereadora. (Foto: Divulgação)

Segundo a vereadora, durante a visita à capital federal ela entregou em mãos, ofício a deputada federal e sua companheira política, Rose Modesto (PSDB) e a senadora Soraya Thronicke, pedindo auxílio das parlamentares para cobrar, junto a Coordenadoria Nacional da Defesa Civil e ao Ministério da Integração Regional, a complementação do projeto com a liberação do recurso.

Também durante a mesma visita à Brasília, Janete Córdoba conseguiu uma audiência junto a Defesa Civil Nacional, onde apresentou pessoalmente, a importância e a viabilidade socioeconômica para Amambai e toda a população que reside naquela região do município, da construção, em menor espaço de tempo possível, das duas pontes, a sobre o Rio Moroty e a sobre o Rio Carajás.

No mês seguinte (dezembro) o prefeito Dr. Edinaldo Bandeira, recebeu e repassou a notícia da liberação de R$ 1,3 milhão para a construção das duas pontes e no dia 23 deste mês (janeiro) a Prefeitura de Amambai abriu a licitação para a contratação da empresa para a execução das obras.

De acordo com o edital, a abertura dos envelopes para a revelação da empresa vencedora da concorrência pública para a construção das duas pontes está marcada para acontecer no próximo dia 12 de fevereiro.

Nas fotos abaixo Janete Córdoba em reunião com a Defesa Civil Nacional, em Brasília e protocolando os pedidos de apoio pela celeridade na liberação dos recursos à deputada federal Rose Modesto e a senadora Soraya Thronicke. (Fotos: Divulgação)

Reunião da Defesa Civil, em Brasilia.
Janete Córdoba (d) com a deputada federal Rose Modesto
Janete e a senadora Soraya Thronicke

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete