19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Coamo recebe presidente da Cooperativa José Aroldo Gallassini

2020-01-30 11:00:06

Raquel Fernandes

Nesta terça-feira, dia 28, Amambai recebeu o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, para a reunião de campo do 1º Semestre de 2020. O evento, realizado pela diretoria, aconteceu na sede da Cooperativa em Amambai, às 13 horas, e contou com a participação dos cooperados e colaboradores.

O presidente tratou sobre a atual situação econômica do país, do mercado agrícola, além de assuntos relativos à Cooperativa, realizando a Assembleia Geral Ordinária com a apresentação de resultados e a prestação de contas do ano de 2019. O público presente também pôde se atualizar sobre a Credicoamo e a Via Sollus.

Dia de Campo

Na oportunidade, o gerente da Coamo de Amambai, Eduardo Xavier do Nascimento, convidou a todos para participar do Dia de Campo, com a demonstração de variedades, neste sábado, dia 1º, às 9 horas, na fazenda São Vicente.

Maior cooperativa agrícola da América Latina

Coamo é a maior cooperativa agrícola da América Latina e uma das maiores do mundo em ranking da ACI, que tem apenas cinco cooperativas brasileiras entre as 300 maiores do mundo, das quais 100 das Américas. O ranking é liderado por grandes cooperativas centrais da Europa e Ásia.

Levantamento realizado pelo Monitor Global de Cooperativas, da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em parceria com o Instituto Europeu de Pesquisa em Cooperativas e Empreendimentos Sociais (Euricse), confirma a Coamo Agroindustrial Cooperativa como a maior cooperativa agrícola da América Latina. A Coamo, com sede em Campo Mourão e unidades em outros 70 Municípios nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, neste ano irá completar no dia 28 de novembro seus 50 anos de existência. Ela está no ranking ao lado das cooperativas centrais Sicredi (Crédito) e Unimed (Saúde). O documento foi divulgado no dia 24 de janeiro apresentando as 300 maiores cooperativas do mundo em faturamento e em arrecadação per capita, e a análise tem como referência o ano de 2017. 

Resultados – A pesquisa da ACI/Euricse levou em conta informações de 4.575 cooperativas de todo mundo. Entre as maiores cooperativas, 100 estão nas Américas, 159 na Europa, 28 na Ásia e 13 na Oceania. A segmentação por ramos mostra que, dessas trezentas cooperativas, 117 são de seguros, 95 agropecuárias, 53 de consumo, 21 de crédito e, três, de saúde. 

Mundo – Segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), o setor tem mais de 1,2 bilhão de cooperados, mais de 280 milhões de empregos gerados e reúne cerca 3 milhões de cooperativas. A organização também diz que 1 em cada 7 pessoas no mundo está associada a uma cooperativa. 

Economia Global – O cooperativismo é uma das maiores forças da economia global. Em mais de 100 países, o setor emprega 280 milhões de pessoas (quase 10% do total dos postos de trabalho do planeta), e é responsável por parte significativa do PIB de diversas nações. Se somarmos o faturamento das 300 maiores cooperativas do mundo, a cifra é de US$ 2 trilhões (cerca 8 trilhões de reais) – valor superior à economia de países como a Itália, por exemplo, e que corresponde a 2,5% do PIB mundial. 

(Com informações Assessoria COAMO)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete