22.6 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Plantas verdes claras economizam nitrogênio

2019-12-18 06:11:30

As plantas com folhas verdes claras economizam nitrogênio sem sacrificar a fotossíntes, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, nos Estados Unidos. Os cientistas projetaram plantas com folhas verdes claras na esperança de permitir que mais luz penetre e aumentem a eficiência e o desempenho geral do uso da luz. 

Essa estratégia foi testada em um estudo recente de modelagem que descobriu que folhas com teor reduzido de clorofila não melhoram a fotossíntese no nível do dossel, mas retêm uma quantidade significativa de nitrogênio que a planta poderia reinvestir para melhorar a eficiência do uso de luz e aumentar o desempenho. 

"As folhas no topo do dossel são realmente gananciosas: absorvem muita  luz  e não decepcionam seus irmãos e irmãs que estão sob eles", disse Berkley Walker, pós-doutorado na Universidade de Düsseldorf “As folhas no topo não são muito eficientes com essa energia luminosa, mas as folhas no fundo são muito eficientes. Portanto, se você pudesse pegar um pouco dessa luz que se acumula no topo e movê-la para mais fundo no dossel, teoricamente, você teria um dossel mais eficiente”, completa. 

Publicado na revista Fisiologia Vegetal, os pesquisadores testaram essa ideia usando uma simulação em computador que incorpora dados de quase 70 variedades de soja com diferentes níveis de clorofila do banco de germoplasma do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Eles descobriram que plantas com 20% menos clorofila teoricamente requerem 9% menos nitrogênio sem penalizar o ganho de carbono (biomassa) e o rendimento. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Enquete