06/12/2019 12:01

11ª Feira da Agricultura Familiar tem início em Caarapó

Começaram na manhã desta sexta-feira (6), em Caarapó,  as atividades da 11ª Feira de Produtos da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, evento promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Fetraf-MS) e prefeitura de Caarapó. O evento ocorre no parque de exposições da cidade e se estenderá até as 17h de domingo (8).

Estrutura da 11ª Feira de Produtos da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, que acontece no parque de exposições de Caarapó. (Foto: Assessoria)

Apesar de já ter começado, a feira só será oficialmente aberta às 13h de hoje, em solenidade que terá a participação de autoridades locais e regionais. Em seguida, serão realizadas atividades dos painéis: o primeiro, às 14h, Gestão dos Investimentos Públicos: Federal, Estadual e CMDRS-Semagro/MAPA. Em seguida, abordagem do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa – MAPA. O segundo painel, previsto para as 15h30, tratará do Cooperativismo/Associativismo – Brasil Mais Cooperativo – MAPA/Semagro, seguindo-se o lançamento do Plano Safra 2019/2020 – MAPA. À noite, show com o Grupo Zíngaro, com entrada franca.

No sábado (7), às 8h, acontece o terceiro painel: Metas e Estratégias para Emissão de Títulos dos Assentamentos da Reforma Agrária – Incra Nacional; às 13h30, discussão da Regularização Fundiária e Fiscal – Incra Nacional/Sefaz. À noite, show com João Carreiro, com ingressos a R$ 20. Servidor da prefeitura tem desconto de 50%. A entrada no espaço da feira é gratuita.

A programação do domingo (8) prevê a realização do quarto painel, às 8h: Giro Tecnológico – Prefeitura/Senar/Embrapa Oeste. Às 11h45, almoço com leilão beneficente em prol do Hospital do Amor de Barretos. Durante o almoço, show (gratuito) com Luís Goiano e Girsel da Viola.; Às 13h30, abordagem do Programa Nacional de Crédito Fundiário: metas e novas legislações para efetivação do programa em Mato Grosso do Sul – MAPA/Semagro. Às 14h, Torneio de Estilingue.

Conforme os organizadores, uma ampla praça de alimentação, com variadas opções de bebidas e comidas da agricultura familiar, está funcionando durante todo o período da feira.

De acordo com a Fetraf-MS, a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul é predominantemente formada por famílias oriundas da reforma agrária, agricultores tradicionais, indígenas de diferentes etnias, pequenos grupos de quilombolas e pescadores ribeirinhos. Esse segmento encontra obstáculos que restringem seu desenvolvimento, principalmente a insuficiência de assistência técnica e de recursos financeiros, o que acaba limitando o alcance do padrão tecnológico necessário para torná-lo competitivo.

Diante desse cenário, a feira é o espaço de debate das políticas, os arranjos inovadores de produção, produtos diferenciados, sistemas de comercialização para a promoção e a consolidação da agricultura familiar e o fortalecimento do desenvolvimento territorial sustentável, apresentando às instituições do setor as demandas dos agricultores sobre produção, comercialização e organização dos mesmos, fazendo uma releitura do momento, e estabelecer novas diretrizes de desenvolvimento da agricultura familiar, numa perspectiva de fortalecimento das economias locais, como estratégia ao desenvolvimento sustentável.

A Feira Estadual de Produtos da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul vem ocorrendo desde 2005 em MS, em vários municípios, e, na sua 11ª edição, o município de Caarapó é o anfitrião.

A agricultura familiar do município de Caarapó, desenvolvida com apoio da administração municipal, é composta por cinco associações de produtores: Boi Jaguá; Associação dos Produtores de Leite do Poíque e região; Associação dos Produtores da Região do Liberal; Associação União de Produtores de Leite e Associação dos Apicultores de Caarapó. Duas aldeias indígenas: Te’yikue e Guiraroká, totalizando uma população de 6.500 índios; e 1 assentamento da reforma agrária, Nossa Senhora do Carmo, com 42 famílias. Os principais produtos da agricultura familiar são o leite, grãos, hortaliças, aves, ovos, peixe, suínos e frutas.

A décima primeira edição da Feira Estadual de Produtos da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul tem o apoio da Câmara de Vereadores de Caarapó, Banco do Brasil, Coop Grande, Cresol, Agraer, Sindicato Rural, Famasul, Senar/MS, Embrapa, Incra, Universidade Federal Fluminense, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Governo Federal e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Fonte: Dilermano Alves/Assessoria Prefeitura