22/05/2019 05:48

Técnica inovadora estuda células de plantas

"Isso é realmente importante para entender a biologia das plantas"

Uma plataforma de análise de RNA de fonte aberta foi usada com sucesso em células de plantas pela primeira vez pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. O estudo, desenvolvido por pesquisadores dos Estados Unidos, representa um avanço que poderia anunciar uma nova era de pesquisa fundamental e reforçar os esforços para projetar alimentos e biocombustíveis mais eficientes. 

A tecnologia, chamada Drop-seq, é um método popular para medir o RNA presente em células individuais, permitindo aos cientistas ver quais genes estão sendo expressos e como isso se relaciona com as funções específicas de diferentes tipos de células. Desenvolvido na Harvard Medical School em 2015, o protocolo livremente compartilhado anteriormente só tinha sido usado em células animais. 

"Isso é realmente importante para entender a biologia das plantas", disse a pesquisadora Diane Dickel, cientista do Departamento de Energia do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. “Como seres humanos e ratos, as plantas têm vários tipos de células e tecidos dentro deles. Mas aprender sobre as plantas em um nível celular é um pouco mais difícil porque, ao contrário dos animais, as plantas têm paredes celulares, o que dificulta a abertura das células para o estudo genético”, completa. 

Para muitos dos genes nas plantas, temos pouco ou nenhum entendimento do que eles realmente fazem, explicou Dickel. “Mas, sabendo exatamente que tipo de célula ou fase de desenvolvimento um gene específico é expresso, podemos começar a nos concentrar em sua função. Em nosso estudo, mostramos que Drop-seq pode nos ajudar a fazer isso”, conclui. 

Fonte: Agrolink