21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Técnica inovadora estuda células de plantas

2019-05-22 05:48:58

Uma plataforma de análise de RNA de fonte aberta foi usada com sucesso em células de plantas pela primeira vez pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. O estudo, desenvolvido por pesquisadores dos Estados Unidos, representa um avanço que poderia anunciar uma nova era de pesquisa fundamental e reforçar os esforços para projetar alimentos e biocombustíveis mais eficientes. 

A tecnologia, chamada Drop-seq, é um método popular para medir o RNA presente em células individuais, permitindo aos cientistas ver quais genes estão sendo expressos e como isso se relaciona com as funções específicas de diferentes tipos de células. Desenvolvido na Harvard Medical School em 2015, o protocolo livremente compartilhado anteriormente só tinha sido usado em células animais. 

"Isso é realmente importante para entender a biologia das plantas", disse a pesquisadora Diane Dickel, cientista do Departamento de Energia do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. “Como seres humanos e ratos, as plantas têm vários tipos de células e tecidos dentro deles. Mas aprender sobre as plantas em um nível celular é um pouco mais difícil porque, ao contrário dos animais, as plantas têm paredes celulares, o que dificulta a abertura das células para o estudo genético”, completa. 

Para muitos dos genes nas plantas, temos pouco ou nenhum entendimento do que eles realmente fazem, explicou Dickel. “Mas, sabendo exatamente que tipo de célula ou fase de desenvolvimento um gene específico é expresso, podemos começar a nos concentrar em sua função. Em nosso estudo, mostramos que Drop-seq pode nos ajudar a fazer isso”, conclui. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete