14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Sistema natural faz plantas crescerem menos no calor

2019-04-26 06:01:33

As plantas desenvolveram um sistema complexo que, quando exposto a ambientes extremos, como altas temperaturas, sua energia é desviada para a sobrevivência, em vez de ser usada para o crescimento. Cientistas japoneses do Instituto Nara de Ciência e Tecnologia (naist, por sua sigla em japonês) descobriram que dois fatores de transcrição, ANAC044 e ANACO85 são vitais nesse mecanismo em Arabidopsis e isso fornece pistas sobre como modular o crescimento das culturas agrícolas importante. 

Os pesquisadores descobriram que ANAC044 e ANAC085 são essenciais para o atraso do crescimento da raiz e da morte das células-tronco, mas não para o reparo do DNA. Especificamente, ANAC044 e ANAC085 foram responsáveis por impedir que o ciclo celular passasse da fase G2 para a mitose em resposta a danos no DNA. Isto implica que ANAC044 e ANAC085 servem como guardiões na progressão da fase G2 no ciclo celular sob condições de estresse abiótico. 

O estudo mostra um novo mecanismo que otimiza o crescimento de órgãos sob condições estressantes. Portanto, os pesquisadores recomendam que outros cientistas considerem o ANAC044 e o ANAC085 para aumentar a produtividade da planta. Com isso, eles afirmam que esses fatores podem fazer com que as plantas sejam muito mais fortes nos ambientes quentes, fazendo com que elas cresçam e produzam mais. 

De acordo com os cientistas responsáveis pelo estudo, a descoberta parece simples, mas tem uma grande significação dentro da comunidade dos pesquisadores, já que podem representar um ponto de partida bastante evidente para novas pesuisas. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete