24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Rejeições de registros de pesticidas chega a 15%

2019-04-24 11:04:37

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) já concluiu 68 avaliações de registro de agrotóxicos em 2019 e, entre estes, houve 4 rejeições, 6 arquivamentos e 58 aprovações, sendo que as rejeições somam 15? todo o número. De acordo com Flávio Hirata, da Allier Brasil, as rejeições se devem, principalmente à desistência das empresas registrantes. 

“O resultado positivo do IBAMA não permite a aprovação do registro, considerando que também requer a aprovação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Após as aprovações da ANVISA e do IBAMA, o pedido será avaliado pelo MAPA para conclusão, cuja aprovação também poderá ser negada pela agência. Enquanto isso, as rejeições publicadas pela ANVISA consistem em 8 pedidos”, comenta, em um texto publicado no portal AgroPages.com. 

De acordo com ele, a política de aprovação dos pesticidas no Brasil é um pouco diferente do que em outros países, visto que aqui existe bastante burocracia e muitos processos avaliativos. Além disso, ele explica que, muitas vezes, acontece o fato de as empresas desistirem dos registros que elas mesmas solicitaram junto aos órgãos responsáveis. 

“A dinâmica de registro de produtos no Brasil possui peculiaridades únicas no mundo, como sua complexidade. Apesar do excesso de atrasos nas aprovações e dos altos custos envolvidos, não é raro que as empresas que patrocinam cadastros desistam do interesse no mercado e abandonem os processos de registro, e até abandonem registros que foram aprovados, como ocorre com processos / registros de ingredientes ativos como acefato, imidaclopride, glifosato, sulfluramida, fipronil, tiametoxam, entre outros”, conclui. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete