26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Sindicato Rural convoca produtores para palestra sobre raiva bovina em Amambai

2019-04-21 07:30:14

Vilson Nascimento

O Sindicato Rural de Amambai (SRA) está convocando os produtores rurais do município, sobretudo que atuam na área de pecuária, para uma importante palestra sobre a raiva bovina.

Segundo o presidente da entidade ruralista, Rodrigo Ângelo Lorenzetti, a palestra à ser ministrada pelo fiscal estadual agropecuário da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Fábio Shiroma, que é o coordenador do programa estadual de controle da raiva em Mato Grosso do Sul, está prevista para acontecer a partir das 9h da manhã desta terça-feira, dia 23 de abril, no salão de eventos anexo a sede do SRA, no centro da cidade, em Amambai.

Exemplar do morcego hematófago capturado na região de Amambai. Vampiro, ele transmite a raiva aos animais através da mordida para sugar o sangue da presa

“É muito importante a presença de cada produtor rural nessa palestra para que possamos controlar essa doença aqui em nossos município”, disse Rodrigo Lorenzetti.

Vários casos de raiva bovina já foram registrados, matando animais e causando prejuízos aos produtores rurais em Amambai e municípios circunvizinhos nos últimos anos.

Os últimos casos, segundo a Iagro, foram registrados no decorrer do mês passado (março) em propriedades rurais lindeiras ao Rio Iguatemi, com focos da doença registrados fazendas nos municípios de Amambai, Tacuru e Paranhos.

O que é a raiva

A raiva que atinge o rebanho bovino é uma doença transmitida por morcegos que se alimentam de sangue, os chamados hematófagos e o vírus também é transmissível para outros animais e inclusive para seres humanos.

O vírus da raiva está presente na saliva do Desmodus rotundus (espécie de morcego hematófago mais comum), que contamina o bovino no ato da mordida e o período de incubação da doença no animal infectado pode ocorrer de 3 a15 semanas. O vírus é mortal, tanto para animais como para seres humanos que possam vir a serem infectados.

Convite da Iagro para a palestra desta terça (23) em Amambai. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete