21/04/2019 07:30

Sindicato Rural convoca produtores para palestra sobre raiva bovina em Amambai

Palestra prevista para a manhã desta terça-feira, 23 de abril, visa orientar os produtores sobre a doença, que vem causando prejuízos a produtores de Amambai e região.

Is allowance instantly strangers applauded
O presidente do Sindicato Rural de Amambai, Rodrigo Lorenzetti. Participação dos produtores na palestra é de fundamental importância no sentido de impedir uma proliferação ainda maior da raiva bovina

Vilson Nascimento

O Sindicato Rural de Amambai (SRA) está convocando os produtores rurais do município, sobretudo que atuam na área de pecuária, para uma importante palestra sobre a raiva bovina.

Segundo o presidente da entidade ruralista, Rodrigo Ângelo Lorenzetti, a palestra à ser ministrada pelo fiscal estadual agropecuário da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Fábio Shiroma, que é o coordenador do programa estadual de controle da raiva em Mato Grosso do Sul, está prevista para acontecer a partir das 9h da manhã desta terça-feira, dia 23 de abril, no salão de eventos anexo a sede do SRA, no centro da cidade, em Amambai.

Exemplar do morcego hematófago capturado na região de Amambai. Vampiro, ele transmite a raiva aos animais através da mordida para sugar o sangue da presa

“É muito importante a presença de cada produtor rural nessa palestra para que possamos controlar essa doença aqui em nossos município”, disse Rodrigo Lorenzetti.

Vários casos de raiva bovina já foram registrados, matando animais e causando prejuízos aos produtores rurais em Amambai e municípios circunvizinhos nos últimos anos.

Os últimos casos, segundo a Iagro, foram registrados no decorrer do mês passado (março) em propriedades rurais lindeiras ao Rio Iguatemi, com focos da doença registrados fazendas nos municípios de Amambai, Tacuru e Paranhos.

O que é a raiva

A raiva que atinge o rebanho bovino é uma doença transmitida por morcegos que se alimentam de sangue, os chamados hematófagos e o vírus também é transmissível para outros animais e inclusive para seres humanos.

O vírus da raiva está presente na saliva do Desmodus rotundus (espécie de morcego hematófago mais comum), que contamina o bovino no ato da mordida e o período de incubação da doença no animal infectado pode ocorrer de 3 a15 semanas. O vírus é mortal, tanto para animais como para seres humanos que possam vir a serem infectados.

Convite da Iagro para a palestra desta terça (23) em Amambai. 

Fonte: A Gazetanews