29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cientistas alertam sobre interação de fitofarmacêuticos

2019-03-14 16:02:00

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estoniana de Ciências da Vida, da Estônia, afirma as práticas padrão atuais na avaliação de risco de pesticidas de biocontrole em examinam apenas os efeitos de pesticidas individuais, o que acaba deixando de lado a interação desses pesticidas. No entanto, eles disseram que o controle de pragas é um dos serviços vitais fornecidos por insetos em agroecossistemas.

Usando uma vespa himenóptero-parasitóide Aphelinus abdominalis, que é uma espécie globalmente distribuída amplamente usada no biocontrole, como modelo, a equipe de pesquisadores mostrou o efeito aumentado de um tratamento com inseticida de baixa concentração (tiaclopride) quando combinado com várias concentrações de um fungicida (tebuconazol).

Segundo ele, este trabalho destaca o impacto potencial na mortalidade e paralisia de parasitoides quando estes dois compostos são misturados em tanque para proteção de cultivos, com toxicidade de inseticida geralmente aumentando à medida que a concentração combinada de fungicida aumenta. Ambos os compostos são comumente misturados em tanque e aplicados em muitas culturas e regiões em toda a Europa, incluindo, por exemplo, agro ecossistemas de oleaginosas na Estônia.

A exposição ao fungicida tebuconazole sozinho não pareceu afetar as populações de vespas parasitoides, mas a aplicação combinada com tiaclopride aumentou sinergicamente o efeito já tóxico deste inseticida. A maneira como esses compostos agem em conjunto ainda não é bem compreendida, mas os autores esperam que este trabalho influencie a ciência e a prática da avaliação de risco de pesticidas.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete