24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Projeto visa combater a lagarta do cartucho

2019-03-12 10:02:00

A South Asia Biotechnology Centre (SABC), uma organização científica sem fins lucrativos da Índia, lançou um projeto para proteger a agricultura e os agricultores contra a lagarta do cartucho no país. O projeto é apoiado pela FMC Índia, líder global em proteção de cultivos sustentáveis e trabalhará em colaboração com os principais interessados de cadeias de valor agrícolas que potencialmente podem ser impactados pela praga.

O projeto, intitulado Safeguarding Agriculture & Farmers against Fall Armyworm in India (SAFFAL) visa desenvolver um conjunto de técnicas, boas práticas agrícolas e medidas de controle, juntamente com material educativo para várias partes interessadas, para melhorar a preparação dos agricultores para enfrentar a ameaça da lagarta-do-cartucho. Nas duas últimas temporadas a lagarta-do-cartucho emergiu como uma grande ameaça aos agricultores e à agricultura indiana, devido à sua alta incidência e consequente dano, especialmente ao milho.

Neste contexto, a lagarta apresenta um desafio significativo aos pequenos agricultores, aumentando substancialmente o custo de produção, reduzindo a produtividade e a renda. “Experiências práticas de lidar com sucesso no algodão através do envolvimento de pequenos agricultores serão exploradas e replicadas para superar a ameaça da lagarta-do-cartucho”, disse o Dr. CD Mayee, renomado epidemiologista de plantas e presidente do Centro de Biotecnologia do Sul da Ásia (SABC), em Nova Deli.

Para Bethwyn Todd, presidente da FMC na Ásia-Pacífico, que estava em Mumbai para assinar o acordo de patrocínio com a SABC, disse que “ela é uma praga altamente destrutiva e é conhecida mundialmente por ter causado um sério desafio aos agricultores em todos os continentes e através das culturas. A educação é a chave para o sucesso na gestão desta praga. Estamos comprometidos em fazer parcerias com agricultores, comunidade científica e governos para enfrentar este desafio e o Projeto SAFFAL é um desses exemplos”.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete