15.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Edição genética desenvolve tomates picantes

2019-01-11 23:01:00

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, está trabalhando no desenvolvimento de uma variedade de tomate picante a partir do uso de técnicas de edição genética. As plantas de tomate e pimentão se separara, de um ancestral comum há milhões de anos, os tomates ainda têm o caminho genético necessário para produzir os capsaicinoides, as moléculas que produzem a pimenta.

As moléculas têm propriedades nutricionais e antibióticas e são usadas em analgésicos e spray de pimenta. "Redesenhar a via genética de capsaicinoide em tomate facilitaria e baratearia a produção deste composto, que tem aplicações interessantes", diz o principal autor Agustin Zsögön um biólogo da planta na Universidade, cujo grupo está trabalhando para este objetivo. "Temos as ferramentas poderosas o suficiente para modificar o genoma de qualquer espécie; o desafio é saber qual gene modificar e onde”, comenta.

O sabor picante adicionado pelos capsaicinoides não é um sabor como tal, mas uma reação à dor. Eles ativam células nervosas na língua que tratam a dor induzida pelo calor, que o cérebro interpreta como uma sensação de queimação. Evidências sugerem que a evolução dos capsaicinoides ajudou as pimentas a dissuadirem os pequenos mamíferos de comerem seus frutos.

“Em teoria, esses genes poderiam ser usados para produzir capsaicinoides em tomates. Dado que não temos dados sólidos sobre os padrões de expressão da via capsaicinoide em frutos de tomate, temos que tentar abordagens alternativas. Uma é ativar os genes candidatos, um por um, e ver o que acontece, quais compostos são produzidos. Estamos tentando isso e algumas outras coisas”, conclui. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete