27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Programa permite crédito para quitação integral de dívidas

2018-08-10 14:02:00

A Diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o lançamento de um programa réditos para liquidação integral de dívidas de produtores rurais ou de cooperativas. O Programa BNDES Pro-CDD AGRO foi aprovado na quinta-feira (02.08) e os agentes financeiros já estão autorizados a receber as propostas.

De acordo com o Banco, a ideia é tentar solucionar o endividamento do setor agropecuário brasileiro. O BNDES afirmou também que a iniciativa partiu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“A iniciativa contribui para equacionar o endividamento que existe no setor agropecuário do País. O novo programa, solicitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, possui limite orçamentário de R$ 5 bilhões, a ser utilizado nos financiamentos contratados até 28 de junho de 2019”, diz o site do BNDS.

As ações que poderão ser financiadas pelo programa podem ser tanto de investimento quanto de custeio, desde que tenham sido pactuadas até 28 de dezembro de 2017. Além disso, se enquadram também dívidas contraídas junto a fornecedores de insumos agropecuários ou instituições financeiras, inclusive as que decorrem da Cédula de Produto Rural (CPR) e Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA).

Segundo o BNDES, o agricultor poderá financiar até 100% do valor da dívida, desde que esta não ultrapasse o limite de R$ 20 milhões, com um prazo de quitação de até 12 anos e 3 anos de carência. O custo final envolve a remuneração do BNDES, de 1,5% ao ano, e a dos agentes financeiros, limitado a até 3% ao ano, o que significa, aproximadamente, uma taxa extra de 1% ao mês.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete