02/08/2022 15:39

Por iniciativa da vereadora Cirlene, Câmara aprova o projeto “Câmara Mirim” em Tacuru

Is allowance instantly strangers applauded

De iniciativa da Vereadora Cirlene Morais, o Projeto de Lei nº. 006/2022, foi aprovado por todos os vereadores tacuruenses na sessão desta segunda-feira, dia 01.

O Projeto institui a Câmara Mirim no município de Tacuru e estabelece normas para o seu funcionamento. Segundo a Vereadora Cirlene, o objetivo do programa é proporcionar oportunidades aos jovens estudantes para aprenderem, na prática, como funciona o Poder Legislativo Municipal, vivenciando como se desenvolvem as relações entre os poderes, e entre estes e a comunidade, além de avaliar o papel do vereador e sua importância para a comunidade, além de contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade.

Destaca-se que os 9 (nove) Vereadores Mirins, estudantes do Ensino Médio, escolhidos e eleitos pela escola, podem defender suas posições, fazerem discursos, polemizarem questões e efetivamente, votarem seus projetos com todas as normas e regras de uma Sessão Ordinária.

Ainda, de acordo com a parlamentar, com o projeto “Câmara Mirim”, os jovens exercitam a cidadania, participando ativamente da elaboração, discussão e aprovação de Leis de interesse da comunidade. Durante seu mandato, o Vereador Mirim será encarregado da comunicação entre a Câmara Municipal e sua respectiva escola, bem como, da divulgação das ações do Legislativo junto à comunidade onde tem residência fixada.

A Proposição contou com o apoio de todos os vereadores e foi encaminhada para o Prefeito para sanção e promulgação e o resultado deverá ser o fortalecimento do conceito de cidadania e da responsabilidade política entre os jovens estudantes que participarem das atividades, reconhecendo o valor do voto.

Fonte: Assessoria Câmara de Tacuru