19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Avançam as obras de esgotamento sanitário em Caarapó

2022-06-13 16:46:40

Avançam as obras de esgotamento sanitário em Caarapó

Cobrir todo o território urbano da Caarapó com serviços de esgotamento sanitário. Este é o propósito do projeto de saneamento básico em execução na cidade, que prevê investimentos de R$ 14 milhões para obras consideradas de vital importância para a saúde humana na área de prevenção. O município foi contemplado com recursos do programa Avançar Cidades, que está viabilizando as ações.

Os investimentos se destinam à implantação de obras de pré-operação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) com incorporação de sistema avançado de remoção de carga orgânica, além da construção de uma nova ETE, maior e mais moderna.

Com o projeto em desenvolvimento, a ideia é ampliar a cobertura do esgotamento sanitário e incluir Caarapó na lista de cidades com o sistema universalizado, ou seja, atingindo cem por cento das moradias e comércios com esgoto coletado e tratado pela Sanesul, responsável pela execução das obras.

No último sábado (12), o prefeito André Nezzi vistoriou as obras, que já chegaram à Rua Paraná, na Vila Planalto, nas proximidades do posto de saúde da ESF 5, “um dos pontos críticos da região”, conforme classificou o dirigente. “Graças à parceria entre Prefeitura Municipal de Caarapó, Governo do Estado e Sanesul, os moradores do bairro serão beneficiados com o tratamento do esgoto”, disse o prefeito, acrescentando que “entendemos que o saneamento é um dos setores que mais impulsionam o desenvolvimento da cidade, isso porque em ambientes saudáveis há melhores indicadores de educação, valorização imobiliária, melhora o bom índice de saúde pública com redução de doenças e tudo isso contribui na geração de empregos. Esse local em breve receberá pavimentação asfáltica”.

O prefeito André Nezzi observa também que as obras representam um grande avanço para o desenvolvimento econômico do município. “Com esse investimento, vamos saltar para 60% de cobertura do sistema de esgotamento em dois anos. Em cinco anos, vamos chegar perto dos 100%”, disse.

Conforme a Sanesul, as obras fazem parte do planejamento estratégico do Governo visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento de MS, que é o estado que mais investe no país de forma per capita, um dos que estão fazendo investimentos, discutindo obras e criando programas sociais.

 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete