32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

PRF e prefeitura de Caarapó realizam solenidade oficial de encerramento de projeto de educação para o trânsito

2021-12-02 09:12:19

A Polícia Rodoviária Federal e a prefeitura de Caarapó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (Semeec), promoveram na manhã de quarta-feira (1º), no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), a cerimônia oficial de encerramento do Projeto Educar PRF, direcionado à educação para o trânsito. O evento reuniu representantes das escolas de Ensino Fundamental e centros municipais de Educação Infantil participantes do projeto, autoridades da PRF e do Poder Executivo municipal e da Câmara de Vereadores, além de convidados.

A educação para o trânsito é concebida pela PRF como um dos pilares da segurança no trânsito, recebendo sua atenção plena. Para a instituição, a segurança no trânsito é responsabilidade de todos e, para tanto, desenvolve ações educativas, buscando a formação dos cidadãos.

Um de seus projetos de Educação é o Educar PRF, que tem por objetivo desenvolver ações pedagógicas nas instituições escolares, da educação infantil ao ensino médio, que visa promover a reflexão, o debate e o fomento às questões pertinentes ao assunto para que, ao desenvolverem as atividades propostas, a partir das aulas preparadas e conteúdos estabelecidos, possam entender sua participação como agentes transformadores no trânsito, exercendo a cidadania em sua plenitude.

Os professores das escolas que aderiram ao projeto desenvolveram em suas aulas conteúdos sobre trânsito, escolhidos de acordo com a faixa etária, trabalhando de maneira transversal, sem a necessidade de mudar a programação curricular.

Em Caarapó, o projeto foi desenvolvido nas instituições de Educação Infantil Armando Campos Belo, Frei Mateus e Júlio Ushigima. Também participaram as escolas de Ensino Fundamental Cândido Lemes dos Santos, Professor Moacir Franco de Carvalho, Ñandejara Polo e Rui Barbosa, tendo tido a duração de setembro a novembro.

No ato de encerramento, foram expostos os trabalhos educativos desenvolvidos pelas escolas participantes do projeto. Os alunos que participaram do 11º Fetran da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos encenaram a peça teatral Família, com direção do Professor Michel Gil Coronel.

Prestigiaram o ato o prefeito André Nezzi, o presidente da Câmara de Vereadores de Caarapó, Odirlei Luiz Longo, o Pipoca, o chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da Delegacia da PRF de Dourados, Mário Rossi, que representou a Superintendência da PRF em MS, o agente PRF José Ricardo Cabreira, que representou o Grupo de Educação para o Trânsito de MS (Getran), a secretária municipal da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Ieda Maria Marran, o sargento Jeferson da Silva Pereira, que representou o comando da Polícia Militar de Caarapó, e o agente PRF Gleyson Denis Araújo, do Getran.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete