12/11/2021 15:38

Castramóvel é solicitado por vereador João Baresi para promover a saúde animal em Tacuru

Is allowance instantly strangers applauded

Pelo vereador João Miguel Fernandes Baresi em sessão ordinária da segunda-feira, dia 03, foi apresentada a Indicação nº. 148/2021, ao Secretário Estadual de Saúde Geraldo Resente, ao Deputado Estadual Zé Teixeira, aos Deputados Federais Vander Loubet e Rose Modesto e ao Prefeito Rogério Torquetti, visando a alocação de recursos através de Emenda Parlamentar, destinados a aquisição de um castramóvel, para o controle reprodutivo de animais domésticos.

A proposição reflete o pedido da população devido ao alto número de animais abandonados nas ruas do município que ainda acarretam em proliferação de doenças decorrentes de animais doentes.

O “castramóvel” consiste em um veículo especialmente adaptado com materiais cirúrgicos, além de um local adequado para atendimento pós-operatório dos animais. E tem por finalidade evitar o crescimento desenfreado da população de cães nas ruas da cidade, e educar os tutores em relação as suas responsabilidades com os animais.

Ainda tem por objetivo realizar uma esterilização em massa das fêmeas, podendo ainda levar este serviço até as comunidades mais carentes, onde geralmente tem uma maior concentração de animais domésticos em situação de abandono. A aquisição do “castramóvel” ou a aquisição dos equipamentos para a castração é de extrema necessidade por questões também de saúde pública, evitando a proliferação de outras doenças tais como a Leshmaniose.

Fonte: Assessoria Câmara de Tacuru