21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Jornalista Dilermano Alves é homenageado pela Assembleia Legislativa de MS por pioneirismo na comunicação em Caarapó

2021-09-25 18:23:59

O jornalista Dilermano Alves, que atualmente exerce a função de assessor de Comunicação da prefeitura de Caarapó, foi homenageado pela Assembleia Legislativa em sessão realizada em agosto passado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul com uma Moção de Aplauso pelo seu pioneirismo na área de comunicação no município de Caarapó, ao lado de outros comunicadores. A honraria é um instrumento de reconhecimento e estímulo a pessoas ou instituições que contribuem, seja de forma profissional ou voluntária, como modo de reconhecer e homenagear esse trabalho, valorizando suas ações e a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.

A homenagem é uma iniciativa do deputado estadual Professor Rinaldo, líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, proposta e aprovada com o seguinte teor: A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, legítima representante dos anseios da sociedade, pela iniciativa do Deputado Professor Rinaldo, aplaude o Senhor Dilermano Alves dos Santos, pelo pioneirismo na área de comunicação em Caarapó. Em um tempo distante de tecnologia, em que a emissora de rádio era o único e principal meio de comunicação no município, dedicou grande parte da sua vida no trabalho de utilidade pública e entretenimento.

Currículo

Dilermano Alves – como costuma assinar suas reportagens – é natural da pequena cidade de Campanário, Minas Gerais, onde nasceu em 5 de julho de 1962. Seus pais, também mineiros, se estabeleceram em Caarapó em 1964, como pequenos agricultores, com os três filhos: o caçula Dilermano, com dois anos, Generindo, com 8, e Vicentina, com 14.

O agora jornalista Dilermano Alves iniciou os seus estudos em 1970 na Escola Municipal Duque de Caxias, na antiga Fazenda Santa Terezinha, da família Crudi – também conhecida como Pascoal – onde a família morava. Posteriormente, em 1974, já residindo na cidade de Caarapó, concluiu o antigo primário. Em 1975, aos 12 anos, resolveu ingressar no Seminário Santo Antônio, da Igreja Católica, na cidade de Rio Brilhante-MS, ali permanecendo até 1978, onde concluiu o antigo ginásio. No ano seguinte, transferiu-se para Agudos-SP, continuando sua formação no também denominado Seminário Santo Antônio, iniciando os estudos no antigo segundo grau – hoje ensino médio, por lá ficando um ano.

O homenageado da AL/MS concluiu os estudos de ensino médio em Caarapó, na Escola Estadual Professor Joaquim Alfredo Soares Vianna, em 1984, formando-se em magistério. Posteriormente, foi professor da rede municipal de ensino na zona rural e nas escolas Narciso Menezes e Joaquim Vianna, na cidade de Caarapó.

Dilermano Alves é pai de dois filhos, fruto do seu primeiro casamento: Geysianne, psicóloga e educadora musical, e Allysson Fernando, publicitário de formação. O jornalista é casado com Seila Marin Alves e avô de coração da pequena Ana Flor, de 5 meses.

Comunicação

Dilermano Alves iniciou a sua atuação na área de comunicação com participações esporádicas na antiga Voz de Caarapó, de propriedade de Miguel Vasconcellos Filho – serviço de alto falantes que funcionava nas proximidades da Praça Central de Caarapó nas décadas de 1970/80. Posteriormente, com a instalação da antiga Rádio Difusora AM, em 1982, iniciou sua participação na emissora no programa Rancho Sertanejo, que ia ao ar aos domingos pela manhã, com apresentação do locutor Antônio Borges. A partir de 1985, passou a apresentar o programa esportivo Difusora nos Esportes, tornando-se também comentarista esportivo, integrando a equipe de transmissão esportiva da rádio. Foi titular de um programa de entretenimento chamado de Desfile Musical, até o ano de 1992. A partir de então, passou a ter participações esporádicas na emissora.

Paralelamente às suas atividades de radialista, Dilermano Alves integra o serviço público municipal desde 1986, onde ingressou como assessor de Imprensa. Fez concurso público para o cargo de Tesoureiro, tendo sido aprovado e convocado. Por lei, o cargo foi transformado para Assistente Administrativo, integrando o quadro de provimento efetivo do município. Com as alterações promovidas em leis aprovadas ao longo do tempo, o cargo de assessor de Imprensa foi transformado em assessor de Comunicação, do qual é titular até a data de hoje.

Formação acadêmica 

Dilermano Alves é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Unigran – Dourados-MS e registro no antigo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com a inscrição profissional DRT/MS 625; é especialista, em nível de pós-graduação, em Comunicação e Marketing, também pela Unigran. É especialista, em nível de pós-graduação, em Gestão Pública, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB – Campo Grande). É especialista, em nível de pós-graduação, em Ciência Política, pela Faculdade Única/Grupo Prominas-Ipatinga-MG. Ainda possui cursos de extensão em Cerimonial (Portal Educação), Marketing Pessoal (UCDB) e Redes Sociais e Conteúdos Digitais (Faculdade Prominas – Montes Claros-MG). Currículo na plataforma Lattes em: http://lattes.cnpq.br/6657495691211165.

Sobre a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Dilermano Alves diz que é grato pela honraria. “Agradeço ao Parlamento sul-mato-grossense, em especial ao autor, deputado Professor Rinaldo. Não sei se sou digno de tamanho reconhecimento, mais isso nos traz mais responsabilidade no desempenho da nossa profissão, pois sabemos que estamos sendo observados”, pontuou o jornalista.

“A gente também é muito grato aos administradores que estiveram ou estão à frente do Poder Executivo Municipal, que acreditaram ou acreditam no nosso trabalho, a exemplo de Nilson Lima, João Nakayama, Quinto Di Domenico, Elzo Cassaro, Guaracy Boschilia, Mateus Palma de Farias, Mário Valério e André Nezzi, em cujos mandatos tivemos a honra de trabalhar como profissional da área de Comunicação e a quem agradecemos imensamente pela confiança depositada no nosso trabalho”, acentuou o profissional.

Em julho deste ano, ao lado de outros colegas de profissão, Dilermano Alves também foi homenageado com Moção de Congratulações pela Câmara de Vereadores de Caarapó.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete