23/09/2021 18:19

Cerca de 400 pessoas acompanharam o 1º Seminário de Enfrentamento ao Suicídio em Iguatemi

Promovido pela Câmara Municipal em parceria com a prefeitura local e marcada por homenagens, a palestra foi ministrada pelo especialista, professor e major do Corpo de Bombeiros, Edison Reis.

Is allowance instantly strangers applauded
Nas fotos momentos da sessão especial da Câmara Municipal de Iguatemi para o 1º Seminário de Enfrentamento ao Suicídio. (Fotos: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

Com a presença de aproximadamente 400 pessoas, entre elas autoridades, educadores, estudantes, profissionais de saúde, integrantes de comunidades indígenas e representantes de vários segmentos da sociedade, foi realizado na noite desta terça-feira, 21 de setembro, no Salão Paroquial, em Iguatemi, o 1º Seminário de Enfrentamento ao Suicídio.

O evento, promovido pela Câmara Municipal em parceria com a prefeitura local, foi proposto pelas vereadoras, Mirian Krenczynski, Carolina Mendes de Moraes Vasconcelos, a “Carol”, Juliana Lara Ruiz e Rosicléia da Silva Caprioli, a “Rose” e teve como palestrante o major aposentado do Corpo de Bombeiros e professor especialista no tema, Edilson Reis, de Campo Grande.

Clique AQUI para ver mais fotos da palesta

Com a ausência do presidente da Casa de Leis, vereador Genésio Boamorte Neto, que tinha compromisso de ordem familiar, a sessão especial foi presidida pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Iguatemi, vereador Jesus Milane de Santana.

O vereador Jesus Milane de Santana representou o presidente da Câmara, vereador Dr. Genésio.

No âmbito da palestra também foram prestadas homenagens por parte do Legislativo Municipal, a familiares de pessoas vítimas de suicídio em Iguatemi.

Ao fazer uso da palavra do prefeito de Iguatemi, Dr. Lídio Ledesma, informou e amentou a morte, segundo ele, de cinco pessoas em decorrência de suicídio na cidade no período de um mês.

Dr. Lídio Ledesma, que também é médico, apontou depressão, alcoolismo aliado a drogas ilícitas, bem como problemas de ordem mental como as principais causas de suicídio no âmbito geral, no país.

O prefeito de Iguatemi, Dr. Lídio Ledesma.

De acordo com o prefeito, o Poder Executivo trabalha para buscar, em conjunto com a Câmara Municipal, junto aos órgãos competentes, uma unidade do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para atender as demandas da população de Iguatemi.

A sessão especial da Câmara Municipal para o 1º Seminário de Enfrentamento ao Suicídio, em Iguatemi também contou com a presença da deputada estadual Mara Caseiro.

É de autoria da deputada Mara Caseiro a Lei Estadual de 2015 que institui o dia e trata sobre a prevenção ao suicídio em Mato Grosso do Sul.

Momento que as vereadoras, Mirian Krenczynski, Carolina Vasconcelos, a “Carol”, Juliana Lara Ruiz faziam a entrega de uma moção em homenagem e agradecimento ao palestrante, professor Edilson Reis. 

Além dos vereadores já citados acima, com exceção ao presidente da Casa de Leis, vereador Genésio e da vereadora Rose, que não pode comparecer por motivos de saúde na família, também estavam presentes na sessão o vereador Adilson Adir Raldi, que é locutor e fez a apresentação na abertura dos trabalhos, o vereador Gildo Benites e o vereador Ricardo Ribeiro de Souza, o “Dr. Ricardo”, além do vice-prefeito de Iguatemi, José Roberto Felippe Arcoverde, o “Zé Roberto”.

A deputada estadual Mara Caseiro é a autora da lei que trata sobre a prevenção ao suicídio em Mato Grosso do Sul.

 

Fonte: A Gazetanews