14/09/2021 12:45

Prefeitura inicia projeto de castração de cães e gatos em Iguatemi

Is allowance instantly strangers applauded

A Prefeitura de Iguatemi, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na quarta-feira dia (08), ao Projeto “Castração – um ato de amor e responsabilidade”, que tem como autora a Vereadora Miriam Krenczinski. O projeto lançado pela administração do prefeito Lídio Ledesma, à princípio, efetivará a castração de cães e gatos pertencentes, prioritariamente, à população de baixa renda, cadastrada no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. Para isso, foi contratado o Médico Veterinário Dr. Pauliclei de Andrade.

A quantidade de animais a serem esterilizados, obedecerá ao disposto no contrato firmado com a empresa prestadora de serviço médico veterinário compreendendo procedimentos cirúrgicos, em sua clínica, com estimativa de 21 cirurgias/mês e 250 cirurgias/ano. O serviço de castração será gratuito, devendo atender bairros da municipalidade, em datas informadas, através de agendamentos realizados pelo CRAS.

Dentre os objetivos do Projeto está o compromisso com a causa animal, através do controle da população de animais domésticos do município, visando a contenção da transmissão de zoonoses, o controle populacional e prevenção de acidentes de trânsito envolvendo animais soltos nas vias públicas.

O abandono de animais é crime e está previsto no artigo 32 da lei 9.605/98. A pena é de três meses a um ano de detenção e multa. Se houver morte do animal, a pena será aumentada em um sexto a um terço.

“A população interessada deverá se dirigir ao CRAS ou obter informações no telefone (067) 3471-3123”.

 

Fonte: Kidão/Asecon Prefeitura de Iguatemi