19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Caarapó lança a campanha ‘Maio Amarelo’

2021-05-04 11:30:08

Autoridades dos poderes Executivo e Legislativo de Caarapó, ao lado de representantes das forças de segurança locais, lançaram na manhã da última segunda-feira (3) a campanha Maio Amarelo, que focaliza a educação para um trânsito seguro. O mote deste ano é "Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito".

Durante todo o mês de maio, serão realizadas ações educativas junto à população, a exemplo da distribuição de panfletos com informações sobre as recentes mudanças na legislação relativa ao trânsito, atividades remotas com famílias e estudantes da rede municipal de ensino, instalação de faixas com dizeres alusivos à campanha e blitzes educativas com panfletagem e adesivagem. Também está prevista a assinatura de decreto que regulamenta o trânsito pesado na sede do município.

Em Caarapó, a campanha Maio Amarelo é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Planejamento, Projetos, Habitação e Controle Urbano, por meio do Departamento de Transporte e Trânsito (Demtrat), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal de Vereadores e instituições educacionais do município.

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito. Apesar da redução do número de mortes nos últimos anos, o trânsito brasileiro ainda mata milhares de pessoas todos os anos. Em 2019, quando foi divulgado o último levantamento pelo Ministério da Saúde, foram mais de 31.945 vidas perdidas, publicou a Agência Brasil.

Em comunicado, o Observatório Nacional de Segurança Viária, um dos agentes da campanha, destacou que “é assim, pensando no outro e fazendo por todos, que esperamos trazer mais consciência e harmonia para o transitar de todos os brasileiros, com respeito e responsabilidade, se colocando no lugar do outro, praticando os preceitos de uma sociedade educada e empática”.

Já o prefeito de Caarapó enfatiza a necessidade do respeito e responsabilidade no trânsito. “Se o que está em jogo é a preservação da vida no trânsito, esse respeito e responsabilidade são requisitos necessários para uma convivência harmônica entre pedestres e condutores. Essa campanha é absolutamente necessária para que tenhamos um trânsito mais humano e seguro”, sublinhou André Nezzi por ocasião do lançamento da campanha Maio Amarelo, ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Odirlei Luiz Longo (Pipoca) e outros membros do Poder Legislativos, secretários municipais e representantes das forças de segurança.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete