26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeitura de Naviraí e iniciativa privada discutem combate a incêndios florestais

2021-04-14 14:53:43

A Gerência de Meio Ambiente realizou, na manhã desta segunda-feira (12-04), reunião para tratar da elaboração de ações de combate a incêndios florestais no município de Naviraí. Participaram os empresários Fábio José Cavalheiro Soares e Alexander Lira (sócios proprietários da Aero Medianeira), Marcela Camilio e Fernando Piana (representantes e técnicos da Usina RAA – Rio Amambai Agroenergia), a servidora Kátia Vivian Chrestani Borges e o gerente Luiz Alberto Ávila Silva Júnior (Meio Ambiente).

A reunião teve como objetivo apresentar proposta, bem como propor parceria na tomada de medidas que minimizem os impactos causados pelos incêndios florestais nas Unidades de Conservação (UC).

No ano de 2020 o Estado de Mato Grosso do Sul sofreu com intensas queimadas, bem como o município de Naviraí, que passou por esse momento complicado em quatro de suas UCs. Vale ressaltar que as parcerias firmadas entre os órgãos públicos, proprietários rurais, cooperativas agrícolas, entre outros, foi de fundamental importância para ajudar nos combates.

""

Gerente Luiz Ávila Junior (Meio Ambiente) ao debater ações de combate a incêndio florestal com representantes da iniciativa privada. Foto: Divulgação

Os ambientalistas e técnicos que participaram da reunião consideraram como próximo passo a necessidade de se buscar a extensão das parcerias, tanto com a iniciativa privada, quanto com os órgãos públicos, tais como a Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Governo do Estado, através do IMASUL e junto ao ICMBio.

“Temos a convicção de que as nossas áreas protegidas (Unidades de Conservação) têm papel fundamental na conservação da biodiversidade regional. Atuar na defesa destes espaços ambientais, consequentemente, garantindo a preservação do ecossistema contribui decisivamente na melhoria da qualidade de vida da nossa população e esse é um compromisso permanente da gestão da prefeita Rhaiza Matos”, salienta Júnior.  

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete