32.7 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vereadora Cirlene é eleita presidente da Câmara em Tacuru

2021-04-13 16:00:14

Vilson Nascimento

Em sessão realizada na noite dessa segunda-feira, 12 de abril, a vereadora Cirlene de Jesus de Moraes, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleita para presidir a Câmara Municipal no restante do ano legislativo de 2021, em Tacuru.

Técnica de enfermagem e profissional da linha de frente no combate ao novo coronavírus no município, Sirlene substituiu na presidência da Casa de Leis, o vereador Paulo Sérgio Lopes Mello, o “Paulo Mello” (PTB), que faleceu no mês passado (março), vítima de complicações causadas pela Covid-19.

Com apoio do prefeito do município, Rogério Torquetti (Patriota), Cirlene de Moraes, disputou a eleição contra o vereador e treinador esportivo, Marcelo Peixoto Ribeiro, o “Ratinho” (PTB) e venceu a eleição com 6 votos favoráveis. Ratinho obteve 3 votos.

A vereadora Cirlene de Jesus de Moraes será a terceira mulher a assumir a presidência do Legislativo Municipal local na história política de Tacuru.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente da Câmara Municipal em Tacuru, Cirlene agradeceu os vereadores que apoiaram sua candidatura e pelos votos que a conduziu à presidência do Legislativo e destacou que pretende fazer um mantado de união entre todos dos parlamentares e de entendimento com o Executivo Municipal, visando superar o momento difícil e de luto que o município atravessa com perdas de vários de seus entes queridos para a pandemia de Covid-19.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, o candidato derrotado, Marcelo Peixoto, o “Ratinho”, disse na tribuna que a eleição para a presidência da Casa de Leis foi um ato democrático onde prevaleceu a vontade da maioria e de agora em diante ele estará a disposição da nova presidente para auxiliar no que for preciso.

Por que a eleição?

Com o falecimento do então presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Mello, as sessões ordinária do dia 5 de abril e dessa segunda-feira, dia 12, foram presididas pelo vice-presidente da Câmara de Tacuru, vereador José Antônio de Souza, o “Zé Antônio”, do Patriota.

Acontece que o regimento interno na Casa determina que, em caso de vacância do cargo de presidente, o vice-presidente assume interinamente a presidência e uma nova eleição é realizada somente para a escolha do presidente, mantendo a composição dos demais cargos da mesa diretora para o ano legislativo corrente.

Com a nova eleição realizada, a composição da mesa diretora para o restante do ano legislativo de 2021 fica composta pela presidente, vereadora Cirlene de Jesus de Moraes (PT), tendo como vice-presidente o vereador José Antônio de Souza, o “Zé Antônio” (Patriota), como 1º secretário o vereador Anderson Maciel Marques, o “Som” (Patriota) e como 2º secretário o vereador André Roberto da Silva Vera (PT).

Com o falecimento do então presidente da Casa de Leis, assumiu a cadeira no cargo de vereador em seu lugar o primeiro suplente do PTB, Ronaldo Rodrigues Geraldo, o “Professor Ronaldo”.

Além dos vereadores já citados compõe e a atual legislatura em Tacuru os vereadores, João Michel Fernandes, o “João Baresi” (Podemos), Luiz Roberto Viudes Sanches, o “Zinho” (PSD) e Carlos Gargantini Marques, o “Dr. Marcelo” (PSDB).

Terceira mulher a presidir o Legislativo

A vereadora Cirlene de Jesus de Moraes será a terceira mulher a assumir a presidência do Legislativo Municipal local na história política de Tacuru.

A primeira presidente do sexo feminino da Câmara Municipal local foi a professora Maria Aparecida Palhano, a “Cida Palhano”, que presidiu a Casa de Leis no biênio 1.993/1.994 e a segunda foi a atual secretária de governo da Prefeitura de Tacuru, Daiana Neris de Souza Pedrotii, que presidiu a Câmara Municipal de Tacuru durante o ano legislativo de 2019.

Os nove vereadores que compõe a legislatura 2021/2024 em Tacuru.

 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete