13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Programa Vigiagua realiza 380 coletas de água para análise e orienta uso do hipoclorito de sódio em Naviraí

2021-04-01 08:02:14

A Vigilância Sanitária (VISA) da Prefeitura de Naviraí desenvolve o Programa Vigiagua e, em comemoração ao Dia Mundial da Água, ocorrido no dia 22 de março, apresentou no final da Semana da Água o relatório das ações desenvolvidas nos últimos doze meses.

Os dados apresentados pelo setor responsável pelo Vigiagua aponta que foram realizadas 380 coletas de amostras de água colhidas em diversos pontos de distribuição coletiva. Estas amostras foram enviadas ao LACEN (Laboratório Central), em Campo Grande, para as análises, visando identificar a qualidade do líquido servido às famílias, atestando os resultados através de laudos.

“Fizemos a entrega de frascos de hipoclorito de sódio, ministrando o regular uso do produto, principalmente neste primeiro trimestre de 2021, garantindo que a água potável que está chegando às torneiras dos consumidores seja de boa qualidade”, afirmam Pedro Pereira e Vagner Avelino, agentes de fiscalização de Vigilância Sanitária.

""
Vigilância Sanitária durante ação do Programa Vigiagua no Posto de Saúde do Assentamento Juncal. Foto: Divulgação

A ação da Vigiagua se resume na constante vigília sobre a água distribuída às famílias e na distribuição do agente de purificação, para que o líquido alcance propriedades permitidas e com qualidade própria para o consumo humano. “Nossa responsabilidade é, mês a mês, fazer as coletas e, de posse dos laudos, atuar na melhoria da água para o cumprimento do Padrão de Potabilidade especificado na Portaria de Consolidação nº 5 de setembro de 2017”, explicam os responsáveis pelo Vigiagua.

CONHEÇA O VIGIAGUA

A missão do Vigiagua é assegurar a chegada de água com qualidade potável às pessoas, considerando essa ação de fundamental importância para a qualidade de vida e de proteção contra as doenças, sobretudo, aquelas evitáveis, relacionadas à fatores ambientais e que têm afligido populações em todo o mundo.

A vigilância da qualidade da água para consumo humano é uma atribuição do setor da Saúde e consiste em um conjunto de ações que devem ser adotadas pelas autoridades de saúde pública, sendo um dos exemplos o programa Vigiagua.

Neste contexto, a avaliação dos riscos à saúde humana, representada pela água utilizada para consumo humano, também constitui uma premissa da vigilância da qualidade da água. As atividades da vigilância têm sido rotineiras e preventivas, sobre os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água, a fim de garantir a redução das enfermidades transmitidas pela água de consumo humano.

""
O pescador Rubens, Presidente Associação dos Pescadores do Porto Caiuá é uma das lideranças atendidas pelo Município através do Programa Vigiagua realizado pela equipe da Vigilância Sanitária.

Os objetivos específicos do Programa VIGIAGUA são:

• Reduzir a morbi-mortalidade por doenças e agravos de transmissão hídrica, por meio de ações de vigilância sistemática da qualidade da água consumida pela população;
• Buscar a melhoria das condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água para consumo humano;
• Avaliar e gerenciar o risco à saúde das condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água;
• Monitorar sistematicamente a qualidade da água consumida pela população, nos termos da legislação vigente;
• Informar a população sobre a qualidade da água e riscos à saúde;
• Apoiar o desenvolvimento de ações de educação em saúde e mobilização social;
• Coordenar o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água (SISAGUA)

""
Aplicação do hipoclotiro de sódio em água potável é uma das ações do Programa Vigiagua para garantir água de melhor qualidade às famílias de Naviraí.

As localidades que ainda não dispõem de água tratada e são atendidas por sistemas de abastecimento coletivo como, Distrito Porto Caiuá, Assentamento Juncal e Distrito Verde estão recebendo através das unidades locais de Saúde ou da VISA, os frascos de hipoclorito de sódio e a devida orientação para o tratamento da água de forma paliativa, até que haja a solução adequada. Neste interím, o monitoramento da água está sendo realizado através de coletas do  programa Vigiagua.

""
Programa Vigiagua presente no Distrito Porto Caiuá.

“Estamos felizes com os resultados obtidos nos últimos oito anos e a proporção de um programa que iniciamos praticamente do zero e, hoje, abrange quase toda nossa população. Logo cada cidadão poderá acompanhar online os resultados das coletas e as ações da Vigilância em Saúde Ambiental por intermédio dos técnicos da VISA, de forma pioneira no estado. Agradecemos o apoio e cooperação técnica da empresa Sanesul durante as ações do Vigiagua”, finalizam Pedro Pereira e Vagner Avelino.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete