26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeitura executa a modernização viária em ruas do centro de Naviraí

2021-03-26 15:15:35

A Prefeitura de Naviraí, numa ação da Gerência Municipal de Trânsito, está executando o projeto “Modernização Viária”, que consiste na implantação de mudanças no trajeto para o tráfego de veículos e motos. As modificações foram iniciadas neste mês de março com a instalação de nova sinalização, regulamentação e alteração do fluxo viário.

As primeiras mudanças implementadas pela Gerência foram a inserção da sinalização e alteração para sentido único de direção nas ruas Bahia, Panamá e Finlândia, no centro de cidade. O Gerente responsável pela pasta, Rodrigo Nascimento Bonfim, observa que essas modificações já eram esperadas há várias anos em Naviraí, com projeto aprovado desde o ano de 2016, porém, com execução somente na atual gestão.

“Estas modificações proporcionam maior segurança e fluidez ao trânsito, resolvem os problemas crônicos do cruzamento das ruas Bahia e Panamá com a avenida Weimar Gonçalves Torres e deixam preparadas estas vias para a próxima mudança, que será a extinção da rotatória da avenida Weimar e instalação no local de um semáforo de três tempos”, explica Nascimento.

""
Rua Finlândia recebeu sinalização vertical e horizontal de mão única.

A rua Finlândia por ser uma via de grande movimentação e dar acesso a um dos cruzamentos mais perigosos de Naviraí, a rua Vidal de Negreiros, também passar a ter sentido único a partir de hoje (26-03), com fluxo no sentido horário. A mão única proporcionará maior segurança aos usuários, o que, com certeza, reduzirá de maneira exponencial os riscos de colisões graves que aconteciam naquele cruzamento.

“Não podemos permitir que o trânsito da cidade fique caótico ao ponto de por em risco a vida e a integridade física das pessoas. Um acidente automobilístico com vítima fatal ou não causa enormes prejuízos aos cofres públicos e à sociedade”, analisa o Gerente de Trânsito.

MULTAS EM JUNHO

Mudanças no trajeto do trânsito causam impactos e transtornos, porém, se fazem necessário no processo de modernização da cidade para a respectiva segurança da população. Rodrigo Nascimento rechaça os comentários de que as mudanças visam aplicar multas aos usuários.

""
Rodrigo Nascimento: “As mudanças no sistema de trânsito visam evitar acidentes, salvaguardar a segurança no tráfego, diminuir o congestionamento de veículos e, sobretudo, preservar vidas”.

Naviraí possui uma frota de 41.275 veículos e motocicletas que circulam pelas avenidas e ruas da cidade. De acordo com os registros do Detran são exatamente 33.913 veículos e 7.362 motos, incluindo os caminhões e ônibus. Estão fora da conta as motonetas abaixo de 100 cilindradas, as bicicletas elétricas e as convencionais.

No total são 25.142 condutores habilitados, portanto, existem mais veículos de que pessoas com CNH. “Mesmo assim, adotamos inicialmente a orientação e a conscientização dos motoristas em geral. Até os que forem flagrados dirigindo na contramão serão orientados e alertados. Neste momento não haverá multas. As multas começarão a ser lavradas pela Polícia Militar somente a partir do dia 19 de junho próximo”, esclarece Nascimento.

""
Servidores que atuam na implantação de sinalização viária de Naviraí (da esquerda para direita: Maurino, Antônio, Marcos e Moisés), com o Gerente Municipal de Trânsito Rodrigo Nascimento. 

 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete