26/01/2021 14:59

Naviraí estuda a implantação do Posto de Atendimento Veterinário Municipal

Is allowance instantly strangers applauded

A prefeita Rhaiza Matos, o gerente Eugênio Guedes (Desenvolvimento), o veterinário José Mário (Coordenador da Vigilância Sanitária Municipal) e Josias de Carvalho (vereador) iniciaram as discussões visando a implantação do Posto de Atendimento Veterinário Municipal. A ideia prevê também a implantação do Abrigo de Animais.

Os dois empreendimentos, de acordo com a proposta apresentada por Zé Mário, deverão ser instalados no recinto do Parque de Exposições “Tatsuo Suekane”, situado no prolongamento da Avenida Amélia Fukuda. “O primeiro deles, e o mais urgente, é a instalação do Posto de Atendimento Veterinário Municipal para socorrermos, por exemplo, pets acidentados ou abandonados”, explicou Zé Mário.

Zé Mario aponta para a prefeita Rhaiza Matos e demais presentes, área de abrangência do Abrigo de Animais, no Parque de Exposições. Foto: Roney Minella

Rhaiza Matos vistoriou um prédio do município, sem uso, que está sendo sugerido para a instalação da veterinária municipal. Com algumas readequações e reformas o local ficará pronto para uso, na avaliação de Zé Mário. A cessão do espaço depende apenas de termo entre a Gerência de Desenvolvimento Econômico e a Visa Municipal.

A segunda parte da proposta, a implantação do Abrigo de Animais, em parceria com uma ONG, já tem uma planta baixa desenhada com área construída de 601,47m2 e a construir 55,54m2. Um barracão existente no Parque de Exposições e que só funciona uma vez por ano foi apontado como ideal para o projeto.

Zé Mário (Coordenador da Vigilância Sanitária), prefeita Rhaiza Matos, vereador Josias de Carvalho e o gerente Eugênio Guedes (Desenvolvimento), durante visita ao Parque de Exposições. Foto: Roney Minella

“Uma proposta completa a outra, e tudo começa com o recolhimento dos animais nas ruas. Posteriormente, vem a parte do acolhimento, do tratamento, castração, vermifugação e, por último, a proposta da adoção dos animais. É neste sentido que estamos reivindicando o apoio do Município no cumprimento da Lei 2177, de 2019, de nossa autoria”, disse o vereador Josias de Carvalho.

“Discutimos hoje duas propostas voltadas à proteção, socorro e atendimentos aos pets. Sabemos que é grande o número de cães e gatos vítimas de maus tratos, acidentes e abandonos, por isso, a importância do Posto de Veterinária Municipal e do Abrigo de Animais”, destacou a prefeita.

“As áreas cobertas para canil, gatil, equinos e baias coletivas, bem como os demais espaços da planta baixa contemplam a nossa meta de garantirmos o atendimento aos animais vítimas de todo infortúnio. Vamos encaminhar as propostas para tornar este sonho realidade”, afirmou Rhaiza Matos.

 

Fonte: Roney Minella/Assessoria de Comunicação