27/08/2020 08:31

Obras de drenagem urbana impactam infraestrutura do Jardim Adonai, em Caarapó

Is allowance instantly strangers applauded

As obras de drenagem pluvial em execução no Jardim Adonai, na sede do município de Caarapó, estão gerando importantes benefícios para a localidade. O objetivo é prevenir alagamentos, hoje uma realidade que provoca sérios transtornos à população do bairro em períodos de chuvas intensas.

Executadas com recursos próprios da prefeitura, as obras se concentram na Rua Estrela da Manhã, em conexão com a Chácara São Severino. O projeto prevê a implantação de 330 metros lineares de rede simples de tubos de 1,5 m de diâmetro, com dissipador a ser construído na chácara anexa ao bairro. A obra absorverá investimentos de R$ 500 mil de recursos próprios, conforme informações da Secretaria Municipal de Governo e Infraestrutura.

O projeto foi devidamente licenciado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) que, entre outras atribuições, realiza o licenciamento e o controle ambiental de empreendimentos, promove ações de conservação e recuperação, fiscaliza atividades, monitora os recursos naturais, administra unidades de conservação e promove a gestão participativa com vistas ao desenvolvimento sustentável e promoção da sadia qualidade de vida da população.

Com a execução da obra, a intenção da administração municipal é resolver definitivamente os problemas de alagamento que o bairro enfrenta em períodos de chuva, além de impedir o avanço de uma erosão que foi criada por conta das águas que desciam pelo local de maneira inapropriada e ameaçavam, com o tempo, chegar até algumas residências do bairro, um problema que persiste desde a implantação do loteamento.

O empreendimento também é necessário para que a segunda etapa do asfalto comunitário do Jardim Adonai possa ter início. A fase 1 do projeto, que beneficia o Jardim Capilé e Jardim Adonai I, está em fase final de execução.

 

Fonte: Dilermano Alves