12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Em Dourados, voluntários criam ‘Calçada da Graça’ para ajudar necessitados da pandemia

2020-08-03 13:54:15

As tardes de segundas-feiras estão mais solidárias em Dourados, cidade que enfrenta o surto do coronavírus. Nesse dia um grupo voluntário de mulheres coloca em prática o amor ao próximo por meio de uma ideia simples, denominada “Calçada da Graça”. Trata-se de um espaço onde quem tem doa, e quem não tem recebe.

Segundo a assistente social Milena Mariano, uma das idealizadoras do projeto que começou a funcionar em junho, no começo as pessoas passavam e ficavam olhando as mesas sobre a calçada, sem entender muito o que estava acontecendo. Havia uma certa desconfiança do gesto de generosidade.

“Tinha gente que passava por aqui e parava do outro lado da rua apenas para ficar olhando. Alguns deles voltavam e traziam um pacote de arroz, de feijão ou uma lata de óleo”, conta Milena, revelando que nos primeiros dias da “Calçada da Graça”, as doações eram bem maiores que a procura.

Voluntários recebem doações para famílias carentes.

“Na verdade, algumas pessoas sentem vergonha em pedir. Mas aos poucos elas foram se aproximando. Quem tem procurado ajuda é gente que perdeu o trabalho nos últimos meses, que estão temporariamente desempregados”, explica Rosângela Maria de Andrade, que ao lado de Neli Wolff e também de Milena, participam da Igreja Presbiteriana Ebenézer.

Elas contam que a “Calçada da Graça” é também uma forma de praticar o que se aprende durante os cultos e que o projeto tem o apoio do pastor Simei Mariano, responsável pela Igreja. “Esse é um gesto de solidariedade num momento em que a pandemia está deixando sequelas que vão além da doença”, afirma o pastor.

Desde que o espaço foi criado, na segunda quinzena do mês de junho, mais de 20 cestas já foram entregues. “Além disso, algumas pessoas vem aqui apenas pedir um litro de óleo ou apenas um pacote de biscoito”, conta Milena.

Jovem venezuelana está desempregada há três meses.

Bençãos de Deus

Enquanto as voluntárias conversavam com a reportagem, um casal de venezuelanos se aproxima para pedir doações. “Tá faltando muita coisa lá em casa, mas o que a gente precisa mesmo é de leite, arroz e feijão”, conta a jovem que tem um filho de dois anos. Para eles, a ajuda é “uma benção de Deus”.

A Venezuelana está em Dourados há 1 e 4 meses e veio para trabalhar em um frigorífico da cidade. “Meu contrato venceu há 3 meses e não foi renovado. Não sei mais o que fazer diante desse momento que afeta muita gente que veio comigo e que também está desempregada”, conta a jovem mãe de 19 anos.

A “Calçada da Graça” funciona todas as segundas-feiras, das 14h às 17h, na Rua José de Alencar, na Vila Maxwell, em Dourados. O local fica nas proximidades do terminal rodoviário e também do Shopping Center da cidade. Além de alimentos, as pessoas podem contribuir com roupas usadas e agasalhos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete