27/07/2020 10:02

Plano de revitalização de rotatórias prossegue em Caarapó

Is allowance instantly strangers applauded
Trevo da Coamo, na MS-156, está sendo revitalizado, com instalação de letreiro com o nome da cidade e outros serviços. (Foto: Assessoria)

A prefeitura de Caarapó está dando prosseguimento aos serviços de revitalização de rotatórias na cidade. A iniciativa é da atual administração e tem por objetivo aproveitar o espaço para promover o resgate cultural através da instalação de monumentos que lembram a história do município.

Com essa finalidade, já foram instalados diversos monumentos na sede do município, como a imagem do Senhor Bom Jesus, padroeiro da cidade, em homenagem à comunidade católica; réplica do peixe dourado, abundante nos rios da região, símbolo da fauna local; O Menorah, em homenagem à comunidade evangélica; O Ervateiro, colhedor de erva-mate nativa, principal planta da região no século XIX, que acabou inspirando o nome “Caarapó”, topônimo do tupi-guarani – Caá=erva-mate + rapó=raiz, ou Caarapó, raiz da erva-mate; O Chimarrão, em homenagem à comunidade gaúcha, que contribuiu para a formação cultural local; O Tereré, bebida tradicional do Paraguai, apoderada pelos habitantes da região, que foi instalado em homenagem à comunidade paraguaia e seus descendentes, que contribuíram para a formação cultural do povo da localidade.

Atualmente, os serviços estão sendo executados no chamado “Trevo da Coamo”, com instalação do nome da cidade. O local também receberá o marco rotário e terá as bandeiras nacional, estadual e municipal, onde também serão executados serviços de paisagismo.

“As rotatórias, em tese, servem para ordenar o trânsito. Entretanto, elas podem ampliar o seu significado, se soubermos aproveitar o espaço. Além de contribuir para a segurança no trânsito, as rotatórias podem conter símbolos de influência cultural e ajudar a contar a história do nosso município”, pontuou o prefeito André Nezzi, justificando a realização dos serviços.

O dirigente informou ainda que novas rotatórias passarão por intervenções semelhantes, cujos serviços estão sob a responsabilidade de setores da Secretaria Municipal de Governo e Infraestrutura.

 

Fonte: Dilermano Alves/Assessoria Prefeitura