27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Prefeitura de Caarapó antecipa 13º e injeta R$ 3,7 milhões na economia local

2020-06-30 15:36:21

Em tempos de pandemia, não há como negar que a economia é um setor que está sofrendo forte retração. As áreas de indústria, comércio e prestação de serviços estão enfrentando grandes dificuldades para sobreviver em razão das implicações decorrentes das medidas de isolamento social e de redução da circulação de pessoas adotadas pelos governantes como meio de evitar a propagação do coronavírus. Esse reflexo negativo é sentido especialmente nos pequenos municípios, cuja economia está baseada no comércio de pequeno porte e na prestação de serviços. É o caso de Caarapó, onde não é raro encontrar pequenos comerciantes reclamando da redução de faturamento.

Para fazer frente à pandemia, o prefeito André Nezzi (PSDB) adotou algumas medidas que privilegiam a preservação da vida. Mas buscou reduzir os impactos dessas decisões na economia local. O dirigente argumenta que todas as medidas foram analisadas tecnicamente, a fim de que a classe empresarial pudesse se manter e preservar os empregos de seus colaboradores. O fato é que o Poder Público municipal está conseguindo conciliar preservação da vida humana com a economia seguindo em ritmo normal, tanto quanto possível. Os casos de Covid-19 registrados até o fechamento desta reportagem (manhã de 30 de junho) estavam em níveis considerados “normais” para a média da região da Grande Dourados: eram 24, sem internações ou óbitos.

Em meio à pandemia, uma boa notícia que reflete positivamente na economia do município: a prefeitura está liberando hoje (30) R$ 3.717.573,92 referentes ao pagamento dos vencimentos da segunda quinzena de junho e antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais.

André Nezzi afirma que a iniciativa tem por objetivo valorizar os servidores municipais, além de manter aquecida a economia do município em um momento atípico para todos por conta da pandemia. “Enquanto muitos municípios sequer têm conseguido manter a folha de pagamento em dia, Caarapó se mostra diferente”, sublinha o dirigente. “Conseguimos também expandir o auxílio alimentação a um número maior de funcionários com remuneração mais baixa, com isso contribuindo também para melhorar as vendas do comércio local”, acrescenta o prefeito.

Aliado a tudo isso, registre-se que muitas obras estão em andamento na cidade, várias delas tocadas com recursos próprios. O prefeito justifica a situação positiva das finanças municipais ao rígido controle de gastos adotado pela administração municipal, aliado a um rigoroso planejamento de ações com reserva de recursos financeiros. A fórmula, segundo o dirigente, “é sempre gastar menos do que se arrecada para poder respirar em tempos de crise”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete