26.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

COVID-19: Prevcaarapó cancela assembleia anual

2020-03-26 10:33:55

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Caarapó (Prevcaarapó) cancelou a assembleia geral dos segurados que seria realizada nesta sexta-feira (27). O motivo é a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o presidente do instituto, Airton Carlos Larsen, a suspensão se deve à necessidade de engajamento às medidas de prevenção do contágio pelo vírus recentemente impostas pelo Poder Executivo municipal, entre as quais figura a proibição de aglomerações. “Como se trata de assembleia, evidentemente haveria um grande encontro de segurados, o que deve ser evitado nesse momento de proliferação do novo coronavírus”, explicou o dirigente do Prevcaarapó.

Membros da diretoria e conselhos do Prevcaarapó durante reunião

Larsen informou ainda que uma nova data será marcada para a assembleia geral anual do Prevcaarapó, que tem por objetivo realizar oficialmente a prestação de contas anual – no caso, referente a 2019 -, cujo capital passa dos R$ 33 milhões. Os recursos estão aplicados nas instituições financeiras locais.

Criado em dezembro de 2011 através da Lei Complementar n° 050, o Prevcaarapó regulamenta as aposentadorias e disciplina os demais benefícios previdenciários. É uma alternativa ao Regime Geral de Previdência do INSS. Assim, os servidores municipais de Caarapó se aposentam pelo regime próprio, para o qual contribuem mensalmente, assim como a prefeitura e a Câmara de Vereadores destinam verba previdenciária para o instituto.

Comunicado

A presidência do Prevcaarapó emitiu comunicado informando as medidas de enfrentamento ao avanço do novo coronavírus adotadas pela autarquia. Datado de 23 de março, o documento esclarece que o instituto suspendeu o atendimento presencial. “Todos os serviços serão realizados sem prejudicar nenhum dos segurados, visto que: o pagamento dos benefícios referente a março (aposentadoria e pensão) não será afetado e tem previsão para estar disponível no dia 31 deste mês; pagamento de servidores que estão com benefício de licença saúde também será mantido normalmente, obedecendo o calendário de pagamento da prefeitura; análise de processos de aposentadoria de servidores em andamento seguirá normalmente, sem prejuízo do segurado; comprovante de pagamento, assim como extrato para declaração de IRRF, poderão ser enviados pelo e-mail, mediante solicitação; protocolização e solicitações de benefícios (aposentadorias, pensões) poderão ser feitas por telefone ou por e-mail; todas as solicitações e dúvidas poderão ser encaminhadas pelo telefone fixo (67-3453-3831), pelo e-mail [email protected], assim como pelo contato via celular (Airton – 99808-6209).

O presidente do Prevcaarapó alerta para a importância do distanciamento social como meio de prevenção ao novo coronavírus, especialmente da categoria dos aposentados, por comporem o chamado grupo de risco por conta da idade. “Estamos procurando fazer uso do único remédio recomendado para o momento: o isolamento. Na medida do possível, devemos evitar o contato pessoal como forma de nos prevenirmos do contágio”, concluiu.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete