33.4 C
Amambai
quarta-feira, 8 de maio de 2024

Proerd forma 148 alunos em Caarapó

2019-11-29 09:54:09

Prefeito André Nezzi discursa na solenidade de formatura do Proerd, em Caarapó. (Fotos: Dilermano Alves)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar, em parceria com a prefeitura de Caarapó, realizou na última quarta-feira (27) a solenidade de formatura de 148 alunos das escolas municipais Rui Barbosa, Professor Moacir Franco de Carvalho e Cândido Lemes dos Santos. O evento foi realizado na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted).

O Proerd é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por policiais militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do ensino fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (EUA), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, denominado DARE (Drug Abuse Resistance Education), cujo objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a realidade brasileira.

Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las são transmitidos aos alunos através de dez lições com a utilização de uma cartilha, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções e brincadeiras, entre outros. Ao final, são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos. Além de manter as crianças longe das drogas, com o Proerd, a Policia Militar tem a possibilidade de fazer a aproximação do policial militar com a comunidade, já que ele trabalha com os alunos em sala de aula, fardado, na presença também do professor, fazendo com que haja uma melhor interação entre a PM e a sociedade.

O Programa é ministrado exclusivamente por policiais militares, que são rigorosamente selecionados e possuem curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalhar com crianças de 9 a 12 anos. Em Caarapó, o instrutor do Proerd, neste ano, foi o policial militar Alessandro Wagner Martins.

Além de certificados de qualificação, os formandos também receberam uma miniatura do mascote do programa – o Leão do Proerd. A cerimônia teve ainda apresentações culturais – peças Quanto vale a sua vida, encenada por alunos da Escola Municipal Rui Barbosa, e Liberte-me, com alunos da Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho. Alunos do Projeto Sinfonia das Crianças, da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos, apresentaram a canção Imagine (Beatles).

Prestigiaram a solenidade de formatura o prefeito André Nezzi (PSDB), a presidente da Câmara de Vereadores, Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM), os vereadores Luiz Macarrão (DEM), Manoelito Bagaceira (PDT), Clenilson Francisco (PTC) e Alessandro Paulino (PSDB), também padrinho das turmas de formandos, a promotora de Justiça da Comarca de Caarapó, Fernanda Rotilli Dias, o comandante da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar, tenente coronel Everson Antônio Rozeni, o comandante de Policiamento de Área 1 – CPA/1, coronel Givaldo Mendes, o 1º tenente QOBM Ivan Ávila Teixeira, comandante do 9º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Caarapó e a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Ieda Maria Marran.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 08 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete