23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Legislativo participa ativamente das ações relacionadas ao município em Iguatemi

2019-08-21 15:39:40

O presidente da Câmara Municipal de Iguatemi, vereador Jesus Milane de Santana. Mesa diretora da Casa busca oferecer condições estruturais, possibilitando ao vereador desempenhar de forma tranquila a vereança e o atendimento às demandas da população.  (Fotos: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

Com nove vereadores, todos comprometidos com o desenvolvimento do município e em oferecer melhores condições de vida aos moradores na cidade e no campo, a Câmara Municipal de Iguatemi participa ativamente das ações e do dia a dia do município.

Segundo o presidente da Casa se Leis, vereador Jesus Milane de Santana, que está em seu quarto mantado consecutivo e no final de 2020 vai completar três legislaturas inteiras, ou seja, 12 anos como presidente da Câmara Municipal local, feito inédito em Mato Grosso do Sul, além de exercerem seu papel constitucional, que é fiscalizar as ações administrativas do Poder Executivo, analisar e votar leis que venhan de encontro aos interesses do município e sua população, os vereadores de Iguatemi também buscam participar do dia a dia da comunidade, ouvindo a sociedade e levando por ,meio de indicação parlamentar à prefeita e aos secretários municipais, demandas colhidas junto a população e também cobrando, por meio de requerimentos, esclarecimentos sobre temas e ações, quando consideram necessários.

De acordo com Jesus Milane de Santana, o trabalho dos vereadores de Iguatemi junto a seus parceiros políticos em escala estadual e federal, como deputados estaduais, deputados federais e senadores, além de setores do Governo do Estado, também ajuda a buscar recursos para obras e ações dentro do município.

Câmara oferece respaldo

Segundo o presidente da Casa de Leis, vereador Jesus Milane de Santana, o trabalho da mesa diretora da Câmara nesse período de dez anos e meio de seu mandato como presidente, tem atenção especial voltada para garantir aos vereadores amplas condições de desenvolverem seus trabalhos.

De acordo com o presidente, desde que ele assumiu a presidência a sede do Poder Legislativo de Iguatemi passou por obras de reestruturação nas instalações físicas, inclusive com cada vereador tendo seu gabinete particular para receber a população.

Os vereadores durante sessão plenária. Legislativo fiscaliza, tem participação ativa nas ações desenvolvidas no município e ajudam a buscar recursos para Iguatemi, destaca o presidente da Câmara.

Segundo o presidente na Câmara de Iguatemi não existe a chamada verba indenizatória, um recurso extra salarial repassado aos parlamentares para custeios diversos, como existe em Amambai, por exemplo, mas a Casa de Leis tem veículo próprio que permanece à disposição dos vereadores em caso de viagem à serviço e também são oferecidas diárias em caso de necessidade, porém tudo seguindo os critérios que determina a legislação.

Novas melhorias

Segundo o presidente, vereador Jesus, atualmente a Câmara Municipal passa por algumas adequações no edifício para melhorar as condições de trabalho dos vereadores e dos funcionários e todos os gabinetes dos vereadores vão receber computadores novos.

“São investimentos em melhorias que vão proporcionar maior conforto e melhores condições de trabalho a nossos funcionários e aos vereadores, mas o objetivo principal disso é garantir maior comodidade e atendimento aos cidadãos iguatemienses que procuram a Câmara Municipal e os vereadores do no dia a dia”, destacou o presidente.

Projetos importantes

No decorrer do primeiro semestre e já nesse segundo semestre os vereadores de Iguatemi e analisaram e aprovaram vários projetos de grande importância para o município.

Entre eles o presidente da Câmara, vereador Jesus Milane de Santana destaca um aprovado às vésperas do recesso parlamentar do meio do ano, que foi a inclusão de Iguatemi no programa Avançar Cidades.

“Com a inclusão nesse programa, Iguatemi vai receber R$ 5 milhões para obras de drenagem e pavimentação asfáltica na Vila Esperança”, destacou o presidente da Casa de Leis ao avaliar que, com esse recurso será possível pavimentar pelo menos 70% do citado bairro.

Na sessão da terça-feira, dia 13 de agosto, os vereadores discutiram e aprovaram, com inclusão de emenda, um projeto de suplementação ao Poder Executivo tendo em vista superávit de receita.

Jesus Milane também destacou a retomada, na semana passada, da pavimentação asfáltica na região da Vila Rosa. Obra executada com recursos do Estado e parceria do município de Iguatemi.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete