20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Câmara de Aral Moreira fecha semestre legislativo com conquistas e projetos aprovados

2019-06-30 09:38:28

O presidente da Câmara Municipal de Aral Moreira, vereador Osmar Amaral. Legislativo fechou primeiro semestre de 2019 com saldo positivo.  (Fotos: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

A Câmara Municipal de Aral Moreira realizou, na manhã da terça-feira, dia 25 de junho, a última sessão ordinária da Casa de Leis antes do recesso regimental do meio do ano, previsto para iniciar nesta segunda-feira, dia 1 de junho.

Vereadores de Aral Moreira durante sessão. Câmara de Aral Moreira volta aos trabalhos com sessão plenária dia 6 de agosto. 

Segundo o presidente da Casa de Leis, vereador Osmar Amaral, os trabalhos do Poder Legislativo aralmoreirense no primeiro semestre de 2019 foram bastante produtivos.

Os vereadores colocaram em apreciação, votaram e aprovaram vários projetos de lei oriundos do Poder Executivo, apresentaram diversas indicações ao prefeito, a deputados e inclusive ao Governo do Estado pedindo ações e benefícios em prol da população e apreciaram e aprovaram vários requerimentos cobrando informações da administração municipal, tudo dentro da prerrogativa do trabalho do vereador, que é apreciar e aprovar leis e fiscalizar as ações do prefeito e da administração municipal.

Na última sessão do semestre, na terça-feira (25) os vereadores votaram e aprovaram em segunda discussão e votação, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária), que é a lei que direcionará a LOA (Lei do Orçamento Anual) para o exercício de 2020, que será analisada e votada no segundo semestre pela Câmara Municipal.

Espaço tribuna livre

Na tribuna livre, um espaço aberto pelo Legislativo aralmoreirense para uso de pessoas da sociedade previamente descritas, a empresária e ex-vereadora do município, Silvana Cordeiro, cobrou da prefeitura, a necessidade de se jogar água pela manhã e a tarde para combater a poeira na Rua 31 de Março, no centro da cidade.

A ex-vereadora Silvana Cordeio e a empresária Angélica Marques  (abaixo) usaram a tribuna livre na última sessão. 

A rua teve o calçamento de paralelepípedos arrancados para a implantação de pavimentação asfáltica, mas como a obra está atrasada, segundo o Governo do Estado por conta da implantação de rede de esgoto, acabou ficando na terra e gerando poeira, problema que foi amenizado temporariamente com a chuva que caiu no decorrer da semana.

Quem também usou a tribuna na sessão foi a empresária Angélica Costa Marques Vieira, do Supermercado Kadema, com sede em Aral Moreira.

A empresária, representando inclusive os pequenos comerciantes aralmoreirenses, buscou apoio da Câmara Municipal no sentido do fornecimento, por parte do Poder Público, de veterinário técnico e nutricionista, já que o Estado está exigindo que estabelecimentos que comercializem carnes ou derivados animais tenham obrigatoriamente que ter um veterinário como responsável técnico e estabelecimentos que confeccionam alimentos como restaurantes e padarias, por exemplo, tem que ter um nutricionista técnico responsável e boa parte do comércio de Aral Moreira não tem condições financeiras para manter tais profissionais.

De acordo com o presidente da Casa de Leis, vereador Osmar Amaral, a solicitação na empresária será tema de debates no Legislativo local após o recesso.

Segundo Osmar Amaral, a Câmara Municipal de Aral Moreira retoma os trabalhos com sessões plenárias no dia 6 de agosto às 10h da manhã.

Fazem parte da legislatura 2017/2020 em Aral Moreira, além do presidente da Câmara, vereador Osmar Amaral, a vereadora Vera Cruz, a “Professora Verinha”, como vice-presidente da mesa, o Gilson Oliveira Ferreira, o “Gilson Bicão”, primeiro secretário e os vereadores, Zelmo Coinete Pinto, Junei Carlos Machado, Alci Paim da Silva, Luiz Carlos Marques, o “Carlinhos”, Valdirene Regis Soligo e Ricardo dos Santos Miranda, o “Ricardo Enfermeiro”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete