07/06/2019 16:15

Começa hoje o Festival Cultural de Caarapó

Prefeito André Nezzi e equipe promotora do festival durante visita ao local do evento. (Foto: Dilermano Alves)

Tem início logo mais à noite, defronte ao Estádio Carecão, o Festival Cultural de Caarapó, versão 2019. Serão três dias de festa e de divulgação e apreciação artística e cultural, com o objetivo de proporcionar um intercâmbio entre as mais diferentes vertentes e expressões artísticas. O evento vai até o próximo domingo (9).

Promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – Departamento de Cultura, e da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico – Departamento de Turismo, e apoio do Governo de Mato Grosso do Sul – Fundação de Cultura de MS, e da Câmara Municipal de Vereadores, o festival ainda tem por finalidade promover o contato do público com uma diversidade de produções culturais extremamente enriquecedoras, além da interação entre os artistas locais e regionais, através do espaço para divulgação e comercialização de seu trabalho.

Trata-se de uma fusão entre o antigo Arraial da Cultura Popular e do Festival de Inverno, que vai agregar em sua programação uma gama de atividades e intervenções culturais, como apresentações musicais, exposição de artes plásticas, exposição de artesanatos, tenda dos saberes indígenas Guarani/Kaiowa, gincanas (como competição de pau de sebo e competição de estilingue), praça de alimentação, almoço com bingo beneficente e parque de diversões infantil.

Também haverá shows artísticos com valores locais e regionais. Nesta sexta-feira, a programação prevê a participação da Orquestra Guarani de Violões, seguindo-se a apresentação de Polaco e Josival, Cido Fernandes e Zé Cabelo, Jeferson Lima e, para fechar a parte de shows, Modesto Lugo e Fernando (originalmente, Egídio e Chiquinho).

Para o sábado, estão garantidas as participações de ALtomar e Navegante, Nelsinho e Carlinhos, Fernando Viola, Luana Loureiro e, por fim, Luís Goiano e Girsel da Viola.

O domingo terá uma programação variada: às 9h, festival de prêmios da Paróquia São Francisco de Assis; às 14h, Torneio de Estilingue e pau de sebo; a partir das 19h, shows musicais: Peralta, Accoustic Trio, Nugget (Apanhadores de Sonhos) e R&G Castilho.

O prefeito André Nezzi (PSDB), um dos entusiastas do festival, conclama a população a participar. “Sem dúvida, será um evento rico em cultura, e não podemos perder essa oportunidade de participar, uma vez que será também um local de confraternização entre as famílias e convidados”, destacou.

Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humanonão somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro. É também definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade, como explica artigo sobre o tema, disponível em https://www.significados.com.br/cultura/.

 

Fonte: Dilermano Alves