11/05/2019 17:40

Chuva intensa provoca danos em Sete Quedas

Em 20 horas choveu mais de 200 milímetros da cidade da fronteira, segundo a Defesa Civil local. Em Amambai foram 70 milímetros das 13h até o início da noite desse sábado.

Is allowance instantly strangers applauded
O volume de chuva de 200 milímetros em menos de 20 horas provocou a abertura de uma cratera na Avenida Dom Pedro II, em Sete Quedas. (Fotos e vídeos: Heverton Almada/Defesa Civil)

Vilson Nascimento

Uma chuva intensa, que começou por volta das 22h dessa sexta-feira (10) e se estendia até o início da noite desse sábado, 11 de maio, provocou estragos em Sete Quedas.

O maior impacto registrado até agora, segundo a coordenação local da Defesa Civil, foi registrado na Avenida Dom Pedro II, na região do antigo “Buracão”.

Uma das pistas da avenida já estava interditada por conta de uma erosão que avançava sobre o asfalto, mas agora, com o grande volume de chuva registrado nas últimas horas, a força da enxurrada acabou provocando a abertura de uma enorme cratera no local.

Por conta do risco, a Defesa Civil local optou por interditar também a outra pista da avenida, que a partir de agora esta com o trânsito cem por cento interditado nos dois sentidos, naquela localidade.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil em Sete Quedas, o engenheiro civil Willan Pavão, como ainda chove bastante na região, não foi possível levantar outras localidades danificadas pela chuva, mas pela intensidade, que passou de 200 milímetros em menos de 20 horas, acredita-se, segundo ele, que possa sim ter ocorrido danos, principalmente em estradas na zona rural. Segundo Willan esses levantamentos serão realizados no começa desta semana.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, em relação a Avenida Dom Pedro II, o recurso para a recuperação já está alocado e a licitação para a contenção da erosão e a recuperação, inclusive com restauração da pavimentação asfáltica da localidade, deverá ser aberta no começo desta semana.

Danos na região

Em Tacuru, município vizinho a Sete Quedas, a chuva também foi bastante intensa. Em contato com a reportagem do grupo A Gazeta, o prefeito Carlos Alberto Pelegrini, o “Carlinhos Pelegrini”, informou no início da noite desse sábado (11) que já recebeu notícias de danos provocados na zona rural.

Em Amambai começou a chover no início da tarde e até o início da noite desse sábado, 11 de maio, já havia chovido o equivalente a 70 milímetros.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil local, o subtenente do Corpo de Bombeiros, Wilson Vicente Ferreira, apesar do volume de água, até o início da noite não havia notícias sobre danos provocados pela intempérie. A previsão é que o tempo chuvoso permaneça na região.

  No vídeo danos da chuva na Av. Dom Pedro II

Fonte: A Gazetanews