20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Governador anuncia nova rota de desenvolvimento para a região

2019-05-09 12:32:50

O prefeito de Japorã, Vanderlei Bispo (d) com o governador Reinaldo Azambuja (centro) e o assessor especial da Casa Civil do Governo do Estado para assuntos políticos, Sérgio de Paula. Pavimentação do trecho da MS-386 ligando Japorã a Iguatemi será crucial para alancar a economia da região. (Fotos: Vilson  Nascimento)

Vilson Nascimento

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) por meio da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) anunciou, no início deste mês, a licitação de uma obra que pode significar a abertura de um novo corredor para o desenvolvimento da região de fronteira, no Cone Sul do Estado, que é a pavimentação da Rodovia MS-386, trecho que ligam as cidades de Japorã a Iguatemi.

Os 39 quilômetros interligando as duas cidades passa por assentamentos rurais, vai garantir acesso pavimentado a aldeias indígenas e inclusive a um importante distrito da região de fronteira, o Distrito de Jacareí, em Japorã, além de facilitar também o escoamento da produção agropecuária daquela região da fronteira, inclusive de parte do município de Sete Quedas.

A pavimentação do trecho da MS-386 ligando a MS-295 em Iguatemi a BR-163 a poucos quilômetros da cidade de Mundo Novo, na divisa com o Paraná, também vai encurtar a distância entre os estados do Sul do País a municípios como Tacuru, Sete Quedas, Paranhos, Amambai, Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Ponta Porã, por exemplo, beneficiando o escoamento da produção de matéria prima, sobretudo de grãos, a chegada de produtos industrializados à região, além de favorecer também quem viajar para estados como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que deixará de enfrentar alguns quilômetros do trânsito intenso da BR-163.

A prefeita Dra. Patrícia Margatto e o presidente da Câmara, vereador Jesus Milane Santana (d) com o governador Reinaldo Azambuja. Iguatemi será amplamente beneficiada com a pavimentação do trecho da MS-386

“Japorã que hoje é uma cidade fim de linha passará a fazer parte de uma rota de desenvolvimento da região. Além disso a pavimentação desse trecho da MS-386 vai beneficiar aproximadamente 7,5 mil pessoas que residem às margens da rodovia e abrir uma nova opção da para população da região no que diz respeito ao deslocamento para grandes centros do Estado, em Mato Grosso do Sul como Dourados e Campo Grande, por exemplo”, destacou em entrevista à reportagem do grupo A Gazeta, o prefeito de Japorã, Vanderlei Bispo.

Bispo, que é o presidente do Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul), bloco que reúne quatorze municípios da região, também ressaltou que a pavimentação do trecho da MS-386 irá beneficiar em grande escala ao município de Iguatemi, tendo em vista que boa parte da população de Japorã, que reside mais próximo da cidade de Iguatemi em relação a sede do município em Japorã, com o asfalto vão buscar o município vizinho para realizarem seus negócios.

“Todos ganham com esse asfalto anunciado por nosso governador. Ganha Japorã, ganha Iguatemi e ganha nossa região Cone Sul do Estado”, destacou Vanderlei Bispo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete